Veja ferramentas indispensáveis para a gestão de RH

A chave para um bom funcionamento do departamento de Recursos Humanos e, consequentemente, da empresa, é saber adotar as ferramentas viáveis que auxiliem no dia a dia do profissional do setor. São elas que possibilitam uma gestão estratégica e destinada ao crescimento contínuo dos negócios.

É sempre bom reforçar: você sabe o benefício de utilizá-las?

Otimização de tempo – Tarefas repetitivas como inserção de dados em planilhas, envio de e-mails para grupos de novos contratados, candidatos e outras ficam muito mais fáceis. O RH se torna mais eficiente e ágil.

Evolução gerencial – uma boa gestão promove mais transparência e confiança na liderança. Além disso, facilita a monitoração de performance de cada funcionário, permitindo fornecer avaliações de desempenho mais certeiras e beneficiando a equipe.

Proveito estratégico - a melhora dos processos desse setor pode trazer redução no turnover da empresa, além de tornar o engajamento dos colaboradores com a cultura da empresa ainda maior.

Existem recursos que se tornaram quase indispensáveis para atender os objetivos do profissional de RH. São eles:

1) Software de recrutamento e seleção: Enquanto o modelo tradicional de recrutamento leva mais de um mês para ser finalizado, o uso de plataformas automatizadas faz com que esse tempo diminua para cerca de 14 dias, dependendo da urgência e do objetivo.

2) Software de avaliação de desempenho: Essa tarefa é uma ótima maneira de observar o desenvolvimento da sua equipe. Uma automatização tornará a implementação de treinamentos, workshops e planos personalizados mais eficientes, de acordo com as necessidades específicas.

3) Software de gestão comportamental: Ter conhecimento do perfil de comportamento do seu colaborador lhe dará um norte sobre quais soft skills do mesmo precisam ser desenvolvidas, além de entender qual skill é necessária para diferentes cargos e setores da empresa. Procure ferramentas que ajudem a automatizar esse processo, também.

4) Software de pesquisa de clima: O clima organizacional bem definido é importante para a positividade contínua da equipe. Para isso, é fundamental fazer uso de ferramentas que mensuram a percepção dos profissionais sobre a empresa e, consequentemente, gerar insumos para ações e soluções de desenvolvimento, coletivo e individual.

5) People Analytics: Esse é um método de gestão no qual você analisa os dados dos funcionários. Assim, é possível saber informações como a carga de trabalho e identificar os gargalos das operações diárias. A partir disso, você consegue desenvolver soluções que tornam o RH mais estratégico e otimizado.

Se você, profissional de RH, pretende automatizar e facilitar seus processos, não esqueça de estabelecer seus objetivos, definir ideias e projetos como prioridade, dar ouvidos aos colegas de trabalho e lembre-se que a cultura contínua permanece sendo importante.

Erika de Lima - Produção de Conteúdo Brasil Convênios

Anterior
Anterior

Viagens a trabalho: veja o que você precisa saber!

Próximo
Próximo

Dia das Crianças: como tornar essa data mais especial na empresa?