Organização e características de equipes

Sabemos que a formação de times é indispensável em qualquer ambiente de trabalho. É graças a eles que uma empresa é capaz de evoluir em diversos aspectos, é o ponto vital dela. Você, com certeza, está integrado em uma, seja para demandas rotineiras ou o desenvolvimento de grandes projetos e soluções. 

As equipes, fixas e temporárias, são formadas com propósitos diferentes para direcionar tarefas na companhia. Todas possuem profissionais com habilidades, competências e responsabilidades em comum que atendam ao necessário. Utilizar um tipo de equipe para cada situação gera resultados mais certeiros. Por um lado, muitos profissionais entendem que bons times são cruciais para se manterem no ritmo de produção da empresa. Por outro, muitos colocam a falta de contribuição ou identificação dentro do grupo como um fator determinante para que a companhia cometa erros. 

Confira os principais modelos de equipes, para que servem e qual a ação de cada uma: 

  • Equipe funcional 

Estas operam com a figura de liderança e seus colaboradores diretos. As tomadas de decisões são centralizadas no gestor da equipe. Todos os envolvidos desempenham a mesma função. Possui um caráter mais tradicional, porém, é possível adotar uma postura pautada em colaboração, onde os liderados dão ideias e sugestões. 

  • Equipe interfuncional

Contam com profissionais que desempenham diferentes funções. Esse tipo de equipe é formada com o objetivo de juntar uma diversidade de habilidades e técnicas que não são notadas em um indivíduo isolado. Mesmo atuando em áreas diferentes, o nível hierárquico entre eles é o mesmo. A ideia é promover uma troca de pensamentos e pontos de vista para solucionar um problema de forma criativa e inovadora. 

Por exemplo: um colaborador de qualidade pode trabalhar em conjunto com um de marketing e, juntos, revisar e atualizar manuais da empresa. 

  • Equipe autogerida

Dispensam a figura de um líder, os colaboradores trabalham de forma colaborativa e todos possuem liberdade para tomar decisões. A distribuição de tarefas é feita em comum acordo e isso exige um senso de responsabilidade e maturidade maior ainda, uma vez que a cobrança de resultados não virá de um superior. Respeito aos colegas deve prevalecer, além da autoconfiança e cooperação. 

  • Equipe de projetos

O nome é autoexplicativo. Essa equipe é indispensável na maioria das empresas, um grupo é criado para executar um projeto específico. Partindo de um planejamento, os membros do time devem se reunir em períodos para alinhar ideias e darem vida a o que está no papel. 

  • Equipe de força-tarefa 

Estas possuem caráter emergencial, quando a empresa está enfrentando algo inesperado e que precisa de solução rápida. São convocados um grupo de profissionais aptos para lidar com o problema e definirem estratégias para resolvê-lo o quanto antes. 

Os participantes do time de força-tarefa devem ter capacidade de raciocínio rápido e proatividade, ter amplo conhecimento sobre o negócio e atuar em sinergia. 

  • Equipe de solução de problemas

Se assemelha à anterior, com a diferença de não exigir tanto imediatismo. Essa equipe tem se tornado cada vez mais presente no mercado de trabalho. Os envolvidos devem identificar lacunas e apresentar soluções para elas, porém, eles não possuem autonomia para implementar as mesmas. As sugestões são encaminhadas para o setor responsável colocar em prática. 

Cada modelo de equipe possui sua importância específica e contribui para a empresa de alguma maneira. Uma escolha assertiva ao formar times pode ter um impacto direto e positivo nos resultados esperados. Basta saber identificar talentos e definir um grupo e liderança ideal. 

Erika de Lima - Produção de Conteúdo Brasil Convênios.

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