Qual tipo de liderança combina com você?

Se tem uma personalidade indispensável dentro das organizações, é a presente em cargos de liderança. São esses profissionais que conduzem as equipes para o melhor caminho, seguindo planejamentos estratégicos para o funcionamento do negócio.

Quando pensamos em líderes, é equivocado imaginá-los como estereótipos sociais, apenas sérios, exigentes e cobradores. Afinal, líderes são especializados em guiar, em ser um exemplo e motivação para a empresa. Eles são os responsáveis por desenvolver atitude positiva e transmitir essa ideia aos outros, para alcançar um objetivo em comum. Até mesmo um integrante da equipe de trabalho pode se tornar um líder, mesmo já possuindo um superior, e ambos devem trabalhar aspectos para se apresentar como um bom profissional a todos. Você, gestor, sabe qual o tipo de liderança que está exercendo na sua organização?

Conheça os tipos de liderança:

Liderança autocrática: Esta dá o poder total e autoridade ao líder, que está na posição de chefe/gerente. Resumidamente, o líder toma todas as decisões sem consultar os membros da equipe, comunicando logo após.

Liderança democrática: É o contrário da anterior, onde a relação do líder e da equipe é mais participativa, envolvendo todos na tomada de decisões. Esse é um bom modelo para se trabalhar com times altamente experientes.

Liderança transformacional: Um dos estilos mais requisitados nas empresas, cria uma cultura de trabalho visando prosperidade, através da comunicação eficaz da equipe. Exige certo nível de visão estratégica e estímulo do cargo superior para dar início às mudanças em si e nos outros.

Liderança carismática: Esse tipo atrai de maneira inteligente a afinidade dos integrantes do time. Os profissionais carismáticos são sempre motivados, apaixonados pelo exercício e confiantes. Podem obter grande número de admirados com sua imagem, porém, possuem em mãos total responsabilidade pelo sucesso ou fracasso de seus projetos.

Liderança transacional: Adquire o papel de motivador da equipe, entregam recompensas e aplicam punições dependendo do interesse e desempenho da mesma. É essencial para um grupo que possui uma rotina muito engessada, sem espaço para novas ideias em tarefas que já cumprem, consequentemente, com dificuldades para se sentirem motivados.

Independente do seu perfil como líder, lembre-se de ser exemplar e motivar seu time, hoje e sempre!

Erika de Lima - Produção de Conteúdo Brasil Convênios

Anterior
Anterior

Cartão Combustível, sua empresa pretende adquirir?

Próximo
Próximo

Viagens a trabalho: veja o que você precisa saber!