Os 4 tipos de temperamento no trabalho

Já parou para pensar em como nosso comportamento influencia o campo profissional diariamente? Na hora de reagir, formar relacionamentos e tomar decisões, o temperamento é capaz de interferir, positiva e negativamente.

É possível conhecer mais sobre si mesmo, principalmente, no ambiente de trabalho, graças a uma teoria conhecida e implementada por algumas companhias para entender melhor a mente dos colaboradores. Ela divide o temperamento em quatro categorias: colérico, sanguíneo, melancólico e fleumático.

A origem da teoria dos 4 temperamentos surgiu há 26 séculos, na Grécia Antiga. Conhecido como precursor da Medicina, Hipócrates afirmava que nosso organismo era composto por quatro líquidos essenciais: sangue, fleuma, bílis amarela e negra. Estes foram relacionados aos elementos da natureza (terra, fogo, água e ar), além dos estados de calor, umidade, frio e seca.

Os temperamentos fazem parte da Ciência Simbólica, essa que é baseada não em teorias científicas contemporâneas, mas na observação. No âmbito da Psicologia, muitos psicólogos e psiquiatras realizam pesquisas sobre esse tema.

Reconhecer seu temperamento pessoal, auxilia no crescimento pessoal e no reconhecimento das suas características pessoais, pois, a partir da identificação do seu arquétipo, você será capaz de compreender melhor suas qualidades e virtudes, além de detectar pontos de melhoria. O resultado de tudo isso é uma postura profissional mais madura e compreensiva com os seus colegas de trabalho, além de melhor direcionamento para a sua trajetória profissional.

Visando crescimento profissional, reconhecer suas características naturais ajuda a aprender quais são suas qualidades e virtudes, assim como pontos em que precisa melhorar. Como resultado, você se tornará uma pessoa mais madura, compreensiva com seus colegas de trabalho e saberá como investir em sua profissão.

Lembrando que, não é regra, mas usar essa teoria como embasamento pode ajudar a empresa em processos seletivos e relacionamento de equipes.

Mas, afinal, o que significa cada temperamento?

Possuir um temperamento afeta a forma como enxergamos as coisas, interesses, habilidades, nossas crenças e valores. Dito isso, temos os:

  • Sanguíneos - Otimista, extrovertido, impulsivo e um pouco instável. Esse temperamento tem a capacidade de se comunicar bem, é alegre, proativo e facilmente sociável. Muitos relacionam pessoas sanguíneas ao perfil de liderança, por possuírem bons métodos de persuasão e carisma.

  • Coléricos - Determinação própria e grande, corajoso, ambicioso e explosivo em alguns momentos. Esse temperamento é marcado pela autoconfiança e capacidade de fazer bons planejamentos em geral. Também ligado ao perfil de liderança, mas, em cargos inferiores, sempre almejam posições e projetos maiores.

  • Melancólicos - Profundo, introvertido, detalhista e organizado. Esse temperamento traz um lado perfeccionista com certa lentidão, mas, isso está longe de ser um defeito. Pessoas assim prestam atenção aos detalhes e são boas em planejamento estratégico, por conseguirem enxergar em diversos ângulos.

  • Fleumáticos - Calmo, positivo, paciente e dócil. Esse temperamento é reconhecido em pessoas que evitam conflitos, apresentam equilíbrio e são muito confiáveis, boas para gerir problemas. Fleumáticos são um pouco indecisos e evitam cargos altos, mas são bons ouvintes, o que ajuda a construir e manter diálogos eficientes para o progresso.

Como trabalhar o seu temperamento?

Sempre há mais opções além do autoconhecimento.

Através do desenvolvimento pessoal (processo em que a pessoa se coloca para buscar suas habilidades, competências e potencializá-las), o indivíduo adquire múltiplos conhecimentos e melhora sua performance no trabalho, adaptado ao seu comportamento. Isso se chama evolução diária.

É interessante destacar a inteligência emocional também. A capacidade de identificar os próprios sentimentos e dos outros, motivar e gerir no momento certo faz toda a diferença para o entendimento do seu temperamento. É com ela que se levantam os 5 pilares principais: autoconsciência, autocontrole, empatia, habilidade social e automotivação.

Obviamente, cada um é único e existem pessoas que apresentam características de mais de um temperamento. Isto pode servir como guia para planejamento de sua carreira e crescimento profissional, por isso, é importante se especializar e ler a respeito do assunto e da psicologia em geral.

Erika de Lima - Produção de Conteúdo Brasil Convênios.

Anterior
Anterior

Bonificações e quando elas devem ocorrer 

Próximo
Próximo

As melhores receitas para Festa Junina