Jornal mural: como a empresa se comunica com você?

Muito famoso e aplicado na comunicação interna de várias organizações, o jornal mural possui esse nome por ser uma versão adaptada do jornal impresso, disposto em um quadro à disposição de todos os funcionários.

E, agora, você nos pergunta: “Por que falar de um meio de comunicação ultrapassado, quando já fazemos uso de ambientes digitais ao nosso favor?”

Longe disso! Quando falamos em comunicação interna, todas as formas de reforçá-la são válidas. Para comunicados, avisos, campanhas, propagandas e outras necessidades, a implementação de um jornal mural pode ser o complemento estratégico chave para melhoria de transmissão de informações e cultura organizacional para os colaboradores.

Temos o costume de confundi-lo com um quadro de avisos, devido a sua estrutura, mas o jornal mural vai muito além disso. Seguindo uma linha diferente, mais próxima do meio jornalístico, com notícias, ilustrações e editorias, esse meio de comunicação representa a empresa de forma direta e rápida, todos os dias, para o público interno, com um custo-benefício satisfatório.

Sua estrutura consiste em um quadro ou painel retangular, fixado na parede, feito com o material adequado. Sua utilização vai depender da cultura da organização, perfil dos colaboradores e estrutura da empresa. Quando bem planejado em relação a conteúdo e formatos, atenderá com sucesso a demanda de comunicação que ela exige.

Saiba as vantagens:

Baixo custo de implantação - Esse é um dos meios de comunicação mais baratos para a empresa. Ao compararmos com a intranet, por exemplo, esta exigiria um maior investimento, por conta da necessidade de bons servidores e computadores.

Alcance vantajoso – Falamos, principalmente, em ambientes que nem todos os funcionários possuem acesso a computadores e internet. Um quadro mural sempre estará disponível para a maioria das pessoas, seja na indústria ou escritórios.

Proximidade – O canal gera proximidade com os funcionários, por transmitir as informações de forma divertida e criativa, usando imagens, texturas, efeitos visuais e mensagens que permitam o contato entre empresa e empregados.

Informação reforçada - Ao contrário de um simples e-mail, com o jornal mural, o colaborador será impactado diversas vezes pelas mesmas informações presentes nele durante o dia. Serve como um lembrete de assuntos importantes.

O que é preciso para implementar?

Estude o que é o jornal mural, seus pontos fortes e fracos, capacidades e limitações. Tenha em mente os objetivos estratégicos que gostaria de atingir com esse canal. É importante ter todos os propósitos definidos antes de implantar a nova ferramenta. Saiba definir quem você quer alcançar, onde essas pessoas circulam na empresa e locais mais estratégicos para instalar o quadro. Defina, em sua equipe de projeto, os responsáveis por atualizá-lo, qual será a periodicidade de atualização e focos de conteúdo que serão divulgados.

Para fazer funcionar, adote boas práticas para a ferramenta. Crie nome e uma personalidade interligada à cultura organizacional da empresa, para a proximidade com os colaboradores ser efetiva. Encaixe editorias interessantes, de preferência, utilizando mais quadros, separados por temáticas. Para ajudar, converse com responsáveis e/ou líderes, para que cada um envie comunicados antecipadamente para divulgar, isso sem antes sua equipe analisar e corrigir o que for necessário. Abuse da decoração na produção dessas editorias, a fim de chamar a atenção!

Confira algumas sugestões de editorias para seu jornal mural:

  • Informativos de RH, vagas disponíveis, organização de campanhas, aniversariantes do mês e conteúdos diversos de endomarketing;

  • Divulgação de eventos e informações de datas comemorativas (feriados);

  • Chamadas de notícias e informações de interesse geral;

  • Metas de cada setor e resultados de campanhas;

  • Recados de gestores para assuntos gerais e específicos;

  • Conteúdos de destaque do mês, matérias sobre colaboradores periodicamente;

  • Conteúdos relacionados a cultura da empresa.

Uma dica valiosa: deixe uma caixa de sugestões para ouvir os funcionários e melhorar continuamente a estratégia de conteúdo dessa ferramenta. Afinal, sua audiência engajada é o principal elemento que gera sucesso nas suas formas de comunicação.

Erika de Lima - Produção de Conteúdo Brasil Convênios.

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