10 mitos da nutrição
A nutrição é uma das áreas mais sujeitas a notícias falsas. Portanto, devemos ficar atentos com as informações que nos são passadas para não nos prejudicarmos na busca por uma vida saudável.
Confira alguns dos mitos mais comuns da nutrição:
1. “Água com limão emagrece”? MITO - a água é formada por compostos de hidrogênio e oxigênio, e compõe cerca de 70% da nossa massa corpórea, sendo responsável pelo transporte de substâncias pelo corpo, pela eliminação de substâncias tóxicas ou substâncias em excesso, regulação térmica do organismo, entre outras diversas funções. O limão possui em boa parte da sua composição, o Ácido Cítrico (vitamina C) que é precursor da produção de colágeno, oxidante hidrossolúvel, preventor do escorbuto e ajuda no melhoramento da imunidade.
Portanto, a água e o limão não possuem componentes que favorecem a queima de gordura e consequentemente o emagrecimento.
2. “O adoçante é melhor que o açúcar”? MITO - o adoçante é composto por diversos aditivos químicos, dentre os mais comuns, incluem-se o ciclamato de sódio, sacarina sódica e acessulfame-k, os quais se usados em excesso, podem acarretar diversas doenças futuras, como o câncer e problemas renais. Já o açúcar, é composto em sua maior parte por sacarose, formado através da condensação da glicose e frutose, não possuindo aditivos químicos como os do adoçante para ser tão prejudicial à saúde.
3. “A margarina é mais saudável que a manteiga”? MITO - o principal componente da manteiga é a gordura obtida do leite juntamente a água, proteínas, vitaminas, ácidos e lactose, o que a faz ser um produto de alto valor nutritivo. Quanto a margarina, sua composição incluem óleos, água e leite, porém, é constituída também por compostos que visam ajudar na sua estabilidade, textura, aroma, sabor e valor nutricional, originando os ácidos graxos trans derivados do processo de hidrogenação. E a gordura trans que pode gerar alteração tanto no LDL- colesterol ruim, quanto no HDL- colesterol bom e na fisiopatologia da dislipidemia, consequentemente levando a um maior risco para AVC (Acidente Vascular Cerebral) e infarto.
4. “Jantar engorda”? MITO - uma única refeição no dia não é a responsável pelo processo de ganho de peso, e sim o contexto geral da alimentação do dia a dia, ou seja, realizando uma alimentação adequada durante as refeições e todos os dias, coincidentemente não ocorrerá o processo de “engordar”, pelo contrário, se realizada uma alimentação inadequada diariamente, com ingestão de alimentos muito calóricos e em grandes quantidades no decorrer do dia, que subestime o gasto energético. O jantar é como qualquer outra refeição, o processo digestivo e o de absorção será o mesmo. Deve-se prestar atenção sobre o que se está sendo ingerido durante todas as refeições.
5. “O suco detox desintoxica o organismo”? MITO - a função desintoxicante é proporcionada pelo fígado, sendo o órgão responsável pela regulação do metabolismo de vários nutrientes, síntese de proteínas e outras moléculas, degradação de hormônios, armazenamento de substâncias e a excreção de substâncias tóxicas. Enquanto as variadas composições do suco detox podem oferecer ao organismo diversas vitaminas e minerais, como a vitamina C, vitaminas do complexo B, potássio e cálcio. Sendo capaz de auxiliar na melhora do desempenho do sistema digestivo, circulatório, respiratório e antioxidante, porém não exerce função desintoxicante.
6. “Cortar o pão da alimentação emagrece”? MITO - para o emagrecimento é necessário o reajuste do consumo de todos os alimentos, de tal forma que proporcione um balanço energético negativo. O pão, é fonte de carboidratos, assim como a batata, arroz, macarrão, entre outros diversos alimentos. Sendo assim, excluindo um tipo de alimento da alimentação, não irá proporcionar o emagrecimento se os outros estiverem sendo ministrados em desequilíbrio. Portanto, para um emagrecimento adequado e saudável, todas as fontes de alimentos devem estar incluídas na alimentação de forma qualitativa e quantitativa.
7. “O limão afina o sangue”? MITO - o ditado “afina o sangue”, se refere a diminuição da probabilidade de formação de coágulos que podem obstruir o fluxo sanguíneo. O limão possui em boa parte da sua composição, o ácido cítrico (vitamina C) que é precursor da produção de colágeno, oxidante hidrossolúvel, importante nas respostas imunológicas, cicatrização de feridas e reações alérgicas, além de aumentar a absorção de ferro não heme (origem vegetal), mas não tem nenhum propósito que ajude a “afinar o sangue”.
8. “Comer banana ajuda na redução de cãibras”? MITO - a cãibra é decorrente de fatores como, atividade física extenuante, alterações eletrolíticas, desidratação, entre outros. A quantidade de potássio perdida após o exercício físico é muito baixa se comparada ao sódio, pois os músculos armazenam potássio, tornando sua perda pelo suor, pequena. A falta de Potássio pode causar contrações involuntárias, mas o problema relacionado a esta falta são, fraqueza e paralisia muscular, e não cãibras musculares. Assim, a teoria que “comer banana ajuda na redução de cãibras” por conter potássio, se trata de um mito.
9. “Abacate engorda”? MITO - um único alimento não é capaz de ser responsável pelo ganho de peso, mesmo sendo um alimento calórico como o abacate, pois o processo de “engordar” é decorrente da falta de atividades físicas diárias que gerem gasto energético e uma alimentação inadequada, fonte de uma ingestão excessiva e frequente de muitos alimentos calóricos, e pobres em nutrientes o que não é o caso do abacate, o qual é fonte de gorduras boas, como o ômega 6 e 9, e diversos outros nutrientes, como o cálcio, vitamina C, fósforo, magnésio, potássio e vitamina E.
10. “Os vegetais perdem seus nutrientes quando congelados?” MITO - o congelamento é capaz de retardar todo o crescimento das bactérias e deterioração de alimentos, pois este processo evita a putrefação dos alimentos e o desenvolvimento dos micro-organismos, além de conservar todos os elementos nutritivos, inclusive dos vegetais, desde que o alimento esteja em boas condições e submetido às técnicas recomendadas, ou seja, fresco, limpo e de boa qualidade. Ainda, o alimento deve ser congelado logo após o preparo, que é indispensável para a manutenção das suas propriedades.
Luciana Karbiak – CRN8 12329 – Nutricionista Brasil Convênios.
Este conteúdo faz parte dos temas de palestras que são ministradas pela nutricionista, Luciana Karbiak – CRN8 12329, para empresas clientes da Brasil Convênios. Para saber como solicitar uma palestra na sua empresa clique aqui.