Investimento na formação de líderes
A fórmula para sucesso de times e seus bons resultados estão associadas ao trabalho eficiente das lideranças, que são responsáveis por acompanhar a evolução dos profissionais, oferecer feedbacks, dar direções estratégicas, ampliar a cultura organizacional e outras atribuições cruciais.
Os líderes acompanham e inspiram as pessoas no ambiente de trabalho. Por isso, é preciso que estejam preparados, seja no conhecimento de negócio ou de pessoas e sua gestão.
A liderança é uma competência que deve ser trabalhada, treinada e estimulada, faz toda a diferença quando empresas identificam pessoas dentro do ambiente que possuem um potencial elevado para ocupar esse papel.
Mesmo que contratar profissionais do mercado, renomados e com muita bagagem seja um grande marco para os negócios, desenvolver seus próprios líderes e fazer o colaborador crescer com a organização faz uma grande diferença, colocando a empresa em patamares cada vez mais altos.
Investir na liderança interna traz muitos benefícios ao negócio, tais como:
Conhecimento amplo. Quem vive o dia a dia do negócio se destaca ainda mais ao se tornar líder, pois já conhece as fraquezas, forças e oportunidades da organização;
A empresa consegue uma fonte de confiança. Por se tratar de um colaborador que já tem uma boa performance, a relação de confiança torna-se ainda maior;
Perspectiva aos colaboradores. Os colegas de trabalho percebem que podem crescer e se desenvolver na empresa em que estão, isso os motiva a darem o seu melhor sempre.
Como investir no processo de formação de líderes?
Trata-se de muito mais do que somente reconhecer e promover colaboradores pelos seus bons resultados. É preciso adotar estratégias que deem estrutura para que diferentes pessoas possam se desenvolver, para que a empresa tenha os melhores profissionais.
Identifique as competências, sejam elas técnicas ou comportamentais, a serem desenvolvidas. Para isso, é preciso olhar para cada colaborador individualmente e traçar um plano de ação para a situação de cada um;
Dê treinamentos, formas de metodologias que sejam engajadoras para as pessoas. Invista em ferramentas de conteúdo que acompanham de ponta a ponta o aprendizado e desenvolva treinamentos de liderança que possam falar de conhecimentos técnicos e competências comportamentais;
Incentive a autonomia. Se o objetivo é tornar o profissional um bom líder, é preciso criar a capacidade de autogerenciamento para ampliar as responsabilidades, senso de urgência e priorização;
Incentive o trabalho em equipe. Um líder não cresce sozinho, fomentar a relação em grupo é crucial. Trabalhos em conjunto faz com que sejam desenvolvidas a comunicação, discussão de ideias, criatividade, responsabilidade, capacidade de gerir conflitos e outras competências.
Erika de Lima - Produção de Conteúdo Brasil Convênios.