A importância da identidade corporativa para a sua empresa 

O termo identidade corporativa tem relação com a personalidade, individualidade e expressão das empresas. De certa forma, o seu conceito está diretamente ligado às características de um ser humano, pois este tem atributos que identificam a cada um e eles se aplicam ao contexto corporativo também.

Ela é expressada por meio de ações colocadas em prática, constituída por sua linha de comunicação, posicionamento, atributos que formam a imagem da marca para a sociedade e público-alvo. É o que revela sua personalidade e a destaca frente aos concorrentes.

Não é novidade que a identidade empresarial é fator primordial para qualquer negócio, independente do seu porte e área de atuação. É extremamente importante a relação de proximidade da marca com os consumidores. Ela vai além das características que a identificam e individualizam, representando o que é a empresa e seus valores, como se dá o relacionamento com os indivíduos e como se comporta em diversas situações. 

Retratar o que é seu negócio, suas características essenciais, sua missão, visão e valores, não se resumindo apenas a atributos superficiais, como a identidade visual da marca, é o que compõe a identidade corporativa. 

Pode ser considerada um elemento que evidencia tanto os aspectos essenciais quanto visuais de um negócio. Defini-la é crucial, podendo estabelecer um guia de estilo e comportamento para conduzir clientes, colaboradores e parceiros. 

O objetivo principal da identidade corporativa é demonstrar aquilo que se espera da marca. Porque, assim, é possível criar um relacionamento de confiança com determinado público. Para criar esta identidade de acordo com o que a marca busca demonstrar, é preciso conhecer a fundo seu negócio, a história, ainda mais se ela está no mercado há muito tempo. Isso levanta respostas como razões para a marca ter sido criada e seus pontos fortes e fracos. 

Desenvolva a identidade visual, pois ela é importante desde o início, para pequenas ou grandes empresas. É a partir dos elementos que a caracterizam que será possível transmitir sua mensagem ao público. Essa etapa inclui: logotipo, paleta de cores, tipografia, público-alvo, linguagem e mensagem. 

Quando tudo estiver pronto e definido, é preciso fazer o registro de todo o processo criativo em um documento conhecido como “guia de estilo”. Nele, deve ser adicionado tudo que compõe a identidade corporativa da marca.  

Toda empresa deve passar por esse grande caminho na elaboração da identidade de sua marca, pois ela tem um papel fundamental nos objetos organizacionais. Portanto, conheça seu mercado e suas particularidades desde o início, para a execução ser mais certeira. 

Erika de Lima - Produção de Conteúdo Brasil Convênios.

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