Feedforward na gestão de pessoas
Toda avaliação de performance que tem como objetivo trazer um melhor desempenho de setores, equipes, colaboradores, processos e o ecossistema corporativo em geral, é necessária. Essa prática, quando frequente, promove o clima organizacional da empresa e estimula o potencial de cada um. O impacto de avaliações bem feitas atingem não apenas as relações internas, mas os consumidores finais e a valorização da marca no mercado, por torná-la mais competitiva e capacitada para lidar com a concorrência.
Ao abordar esse tema, muito se fala sobre o feedback, método que foca em avaliar o comportamento dos colaboradores, seus pontos fortes e fracos. Porém, outra técnica que uma companhia pode adotar é o feedforward, semelhante a primeira, mas que procura demonstrar a eles quais competências podem desenvolver para atingir suas metas.
O que é e como surgiu o feedforward?
Procurando um futuro promissor, o feedforward indica e trabalha as habilidades de cada colaborador. A técnica tem grande aplicação, no contexto corporativo, para desenvolvimento de planos de carreira, servindo de base para encontrar e capacitar soft skills. O conceito foi apresentado por Marshall Goldsmith, executivo, autor e especialista em gestão de negócios, em 2012. Hoje em dia, ele oferece serviços de coaching para CEOs e executivos de grandes empresas.
Como funciona e se aplica o feedforward?
O feedforward pode ser considerado uma estratégia muito eficaz apenas por potencializar o engajamento. Cria laços de empatia e confiança em toda a companhia e faz com que a organização funcione. Na prática, ajuda a construir um clima agradável e reunir profissionais em grupos para dialogar. Nesse contexto, eles irão levantar pontos no qual possam evoluir. A função dos gestores é manter-se disponível para contribuir e dar o suporte necessário.
É importante questionar os membros sobre o que gostariam de ter ou mudar em suas vidas, o que esperam de suas carreiras a longo prazo e como pretendem atingir suas metas. A finalidade de tudo isso é demonstrar como a empresa se importa com o crescimento de todos enquanto parte da família.
A linha de raciocínio do feedforward para aplicação não leva em conta apontar erros, mas sim tornar os acertos características abrangentes. Pensando assim, alguns questionamentos são feitos:
Sua comunicação no trabalho é boa?
Como você descreve sua função atual?
Você acredita ser capaz de gerir pessoas?
Como você se vê em X anos?
Esses pontos e muitos outros direcionam o líder e cada colaborador para dar início às melhorias de habilidades, ferramentas ou ideias do que fazer variam de acordo com a preferência de cada empresa.
Quais as características do feedforward?
Esses são alguns dos pilares que o feedforward possui:
Autoconhecimento: características comportamentais, potenciais e limites, conhecer tudo isso é a chave para um aprimoramento pessoal e profissional bem-sucedido;
Futuro: se concentrar no que está por vir, de uma maneira otimista. Estimular a todos a pensar no futuro sem cometer erros;
Estimular talentos: impulsionar as competências e habilidades do quadro de colaboradores. Trabalhar a criatividade, produtividade e superação de obstáculos.
Qual a importância de aplicar o feedforward na gestão de pessoas?
Os empregados são responsáveis por fazer não apenas sua empresa se manter, mas também evoluir em seu meio de atuação, então o feedforward torna-se importante pois:
Fortalece a relação entre os profissionais;
Melhora o clima organizacional;
Aumenta a produtividade;
Torna a marca mais forte comparada a concorrência;
Aumenta a satisfação do consumidor;
Portanto, o auto-aperfeiçoamento que a técnica entrega é uma das melhores maneiras de fortalecer a base de ativos humanos da organização.
Erika de Lima - Produção de Conteúdo Brasil Convênios.