Gestão de benefícios

Trabalhar com gestão de benefícios diz respeito a todas as atitudes tomadas por profissionais de RH para gerir as vantagens oferecidas pela empresa, seja na escolha de incentivos ao efetivo recebimento dos colaboradores.

Para reter talentos, promover o bem-estar dos colaboradores e ganhar em produtividade, oferecer benefícios corporativos é uma ótima ação. Isso porque, recebê-los, evidencia para os colaboradores como a empresa se preocupa com a sua equipe.  

Possuir uma gestão de benefícios bem estruturada é fundamental para fortalecer o clima organizacional e estimular cada colaborador. Não trabalhar nesse aspecto pode trazer certos prejuízos como desmotivação e falta de valor agregado nos cargos da empresa.

É necessário que a empresa ofereça incentivos condizentes com as necessidades dos empregados, identificar os pontos que mais valorizam e o que é ligado diretamente com a cultura que a organização proporciona. 

Exemplo de convênios médicos, cartões benefícios, premiações, auxílio alimentação, auxílio combustível, auxílios especiais, horários flexíveis, possibilidade de home office, são algumas das vantagens que podem ser oferecidas como benefícios corporativos. Atualmente, colocar o bem-estar do colaborador em evidência dentro do ambiente de trabalho é a melhor maneira de conquistá-lo.

Atitudes para uma boa gestão de benefícios 

Algumas ações podem ser tomadas para otimizar a gestão de benefícios e torná-la eficiente em qualquer ambiente corporativo.  

É importante que gestores deixem claro desde o processo de recrutamento qual é a política de utilidades que a companhia oferece, assim como os valores envolvidos nessa relação. Informar e manter o colaborador por dentro faz com que ele compreenda quais são as vantagens que a empresa oferece frente às concorrentes. Dessa forma, eventuais mudanças nas ofertas devem ser esclarecidas para logo serem colocadas em prática. 

Fazer uso de ferramentas de controle ajudam durante o gerenciamento dos benefícios. Na falta de automatização, o administrador pode acabar por não atualizar informações quando necessário ou, até mesmo, perder dados importantes com o passar do tempo. 

Ao utilizar um sistema automatizado, o mesmo pode avisar o setor de RH quanto à necessidade de alguma mudança e ainda fornece todas as informações e documentos necessários. 

É importante que a empresa conheça o perfil dos colaboradores e saiba o que é importante para a maioria. Assim, tem a possibilidade de flexibilizar os benefícios de acordo com as necessidades. 

Por fim, conte com o apoio de uma administradora especializada, estas são de grande importância para organizar tudo em relação à gestão de benefícios e sabem como otimizar. Nós, da Brasil Convênios, podemos te ajudar, fale conosco.

 

Erika de Lima - Produção de Conteúdo Brasil Convênios.  

Anterior
Anterior

Feedforward na gestão de pessoas 

Próximo
Próximo

Endomarketing, o que é e como fazer