Endomarketing, o que é e como fazer

O endomarketing é uma ótima opção para quem busca a melhoria da integração e engajamento dos colaboradores no ambiente de trabalho. Trata-se de um conjunto de ações que envolvem premiações e outras formas de recompensas que motivam os colaboradores.

A técnica deve ser pensada de acordo com o perfil comportamental de cada colaborador. Dessa forma, é planejada e implementada ações de maneira personalizada, que faz com que os envolvidos saibam ainda mais valor dessas iniciativas.

Qual a importância do endomarketing? 

É fundamental entender a importância dessa técnica, o diferencial que ela traz à empresa. 

O endomarketing melhora a motivação dos colaboradores, por se sentirem acolhidos e humanizados. A motivação aumenta ao perceberem que estão inseridos em um ambiente que se preocupa com a qualidade de trabalho e bem-estar. 

A rotina de produtividade também cresce nestes ambientes graças ao método bem aplicado. A empresa mostra estar à disposição de ideias que todos têm a oferecer. Ao se sentirem mais satisfeitos com o trabalho, os colaboradores, o executam melhor, garantindo resultados mais positivos. 

Há chances de a rotatividade de colaboradores diminuir, devido a esses dois tópicos que favorecem o clima organizacional. Quando percebem que estão fazendo parte de uma empresa que preza pela satisfação de cada um com o próprio trabalho, poucos ficam determinados a procurarem outro emprego. Como consequência, é conquistada a lealdade e compromisso dos mesmos com a companhia. 

Os bons resultados da aplicação do endomarketing são importantes para o alinhamento da cultura da empresa entre os colaboradores. Todos passam a compreender melhor qual a missão, valores e cultura organizacional, entrelaçando com suas expectativas.  

Dicas para ações de endomarketing

  • Eventos corporativos: organizar uma agenda de eventos que promovam a integração e temas relevantes para o trabalho dos colaboradores. Podem ser palestras, mentorias, workshops e encontros entre times;

  • Comunicação direta com líderes: criar um canal efetivo para comunicação direta entre o time de operação e profissionais de cargo superior. Dessa forma, os colaboradores podem ter mais voz;

  • Pesquisa de clima: realizar uma pesquisa para entender como os colaboradores entendem a empresa e se sentem. É preciso definir a frequência para que ela seja aplicada;

  • Cursos e treinamentos: estimular o aprendizado contínuo, com novas ferramentas ou habilidades, é importante para a motivação;

  • Feedbacks contínuos: para que a liderança e liderados possam estar alinhados com o desempenho e conquistas. 

Como implementar o endomarketing? 

Primeiramente, é essencial conhecer a sua equipe, entender suas necessidades, objetivos e desejos para dar continuidade a esse processo. Durante, é feito o mapeamento de perfis comportamentais de cada um, obtendo dados para planejamento de ações de endomarketing efetivos. Hoje, os setores têm em mãos o People Analytics e outras ferramentas que fazem uma análise completa do perfil e performance de cada colaborador. 

Defina os objetivos da estratégia, se pretende melhorar a comunicação interna, engajamento dos colaboradores, atingir melhores resultados, fortalecer a marca empregadora, reduzir a rotatividade, entre outros. 

No planejamento das ações, responda: O que será feito? Por que será feito? Como será feito? Essas perguntas serão o principal guia para tomada de decisões. Algumas estratégias que podem ser tomadas no processo são oferecer incentivos, bônus, comissões, campanhas de conscientização e canais de comunicação corporativa. 

Na hora de estabelecer indicadores de resultado, é papel do RH definir alguns indicadores de desempenho. Eles funcionam como termômetro para o processo. São eles o nível de satisfação do colaborador, taxa de absenteísmo, nível de produtividade, quantidade de resíduos materiais e retorno sobre o investimento (ROI). 

Erika de Lima - Produção de Conteúdo Brasil Convênios. 

Anterior
Anterior

Gestão de benefícios

Próximo
Próximo

Plano de Desenvolvimento Individual