Aromaterapia: Uma solução 100% natural para o cuidado e prevenção do COVID-19

É claro que você já sabe que vários medicamentos podem ser usados para se acalmar, aliviar dores, para concentração, entre outros sintomas. Porém, existem maneira mais naturais e menos incisivas de fazer isso.

A Aromaterapia é uma técnica de cura com óleos essenciais de flores e plantas que possui registro de eficácia há mais de 5.000 anos no Oriente, mas apenas em 1928 o método foi reconhecido da maneira que é aplicada hoje.

É importante entender que muitas dessas substâncias servem de base para remédios que já consumimos. Então, é claro que eles ainda trazem efeitos positivos, mesmo que utilizados de outra maneira.

Pesquisas realizadas em algumas das melhores universidades do mundo confirmam, dia após dia, a imensa riqueza terapêutica dos óleos essenciais. Só na Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), existem mais de 400 estudos ligados ao assunto desde 2017.

O que permite que óleos essenciais tenham tantos benefícios terapêuticos é a sua incrível complexidade química, já que faz com que o tratamento de saúde seja feito de forma 100% natural.

ÓLEOS ESSENCIAIS E O COVID-19

Nessa fase de quarentena, é importante saber que o cuidado com o consumo de medicamentos deve ser maior do que nunca, principalmente porque o CONVID-19 é um vírus novo que estamos adquirindo conhecimento aos pouco.

A automedicação jamais é indicada, principalmente por se tratar de um ambiente ainda desconhecido, mas é nesse momento que podemos pedir auxílio para nossos aliados naturais: os óleos essenciais.

Os óleos essenciais não podem curar o COVID-19, mas eles podem auxiliar muito com a prevenção de sintomas e para nos manter calmos e alertas, ao mesmo tempo que temos que dividir nossa atenção com o trabalho e casa.

INSERINDO ÓLEOS ESSENCIAIS NA SUA VIDA

Ante de saber o benefício de cada essência, é importante sabe que existem algumas maneiras de utilizá-los, como listamos a seguir:

- Na pele: (verificar se existe possibilidade de alergia), colocando somente de 1 a 3 gota no corpo e realizar uma massagem. O ideal é misturar com algum óleo base (que pode ser coco, amêndoas, gergelim, uva, etc. O óleo base é menos concentrado e é vendido em frascos maiores, pois servem justamente para diluir os óleos essenciais, que são (muito) concentrados.

- Inalação: Colocar de 1 a 3 gotas em uma vasilha com água quente, cobrir a cabeça, fechar os olhos e inalar o vapor por alguns minutos. Algumas pessoas ainda colocam as gotinhas em inaladores, mas isso pode acabar sujando o filtro. O método da vasilha é 100% eficaz e você pode fazer a inalação enquanto estiver subindo o vapor.

- Difusor de ambiente: Essa é a maneira de deixar os óleos agindo em todo ambiente. O difusor virá com uma parte para adicionar água e ele irá vaporizar todo o cômodo da casa. Ali você pode adicionar mais gotas (junto da água, ne reservatório) e deixar ligado o tempo que desejar.

Agora que você já sabe como utilizar os óleos, iremos citar alguns perfeitos para esse momento de quarentena:

Lavanda: Para relaxar, ameniza sintomas da TPM, diminui insônia, enxaqueca e ansiedade.

Laranja: Ótimo para casa, pois eleva o bom humor do ambiente.

Salvia: Bom para pressão arterial, para memória e atenção.

Alecrim: Aumenta o poder de concentração, aumenta a energia e diminui a fadiga.

Hortelã: Alivia o stress, tem ação anti-inflamatória e desobstrução de vias nasais.

Canela: Melhora o foco, reduz a frustração e aumenta a concentração.

Tea Tree/Melaleuca: Ajuda no aumento da imunidade (podendo ser usado somente como inalação).

E aí, gostou? Então está na hora de inserir esse novo tipo de tratamento na sua vida, e tratar sua mente (e daqueles que você ama) de uma maneira mais segura* e 100% natural.

Não esqueça de pedir seus óleos pela internet, para que sejam entregues na sua casa, e não deixe de contar para a gente o resultado. ;)

*ATENÇÃO: óleos essenciais são muito concentrados e, com o contato utópico nos olhos, podem causar até cegueira. Jamais utilizar óleos diretamente na face e/ou sem a orientação de especialista.

Pamela Boganika

Técnica em farmácia

Revisado por Nichole Perez

Anterior
Anterior

Conversa com o piloto: Viagens e prevenção do COVID-19

Próximo
Próximo

Fortaleça seu sistema imunológico em combate aos vírus COVID-19