RH e a motivação de colaboradores: por que essa prática é tão importante?
O sucesso de uma empresa está atrelado a vários fatores, mas um dos pilares fundamentais para que um negócio cresça e consiga agregar valor diante dos seus clientes, é o ato de valorizar os seus colaboradores. Afinal, não é segredo para ninguém que os colaboradores são um dos motores que movem uma organização e é, por isso, que é tão importante estimular o desenvolvimento dos profissionais que compõem a corporação.
O departamento de Recursos Humanos é o responsável pelo capital humano e mediação entre os interesses da empresa e funcionários, por isso, se torna essencial que esse setor saiba como incentivar e motivar as equipes no autodesenvolvimento, junto às lideranças. Um setor extremamente estratégico e com um olhar analítico, o RH precisa buscar e apresentar maneiras para motivar os funcionários sendo essa também considerada uma das formas de destacar a organização no mercado.
Motivar os funcionários têm sido uma tendência no mundo corporativo visto que são inúmeros os benefícios dessa prática, como ter profissionais mais motivados e engajados, a diminuição na rotatividade de pessoal com a retenção de talentos, melhora na cultura de trabalho em equipe, aumento da produtividade, melhores resultados no mercado, equipe mais qualificada e satisfeita, entre outros.
Mas como o RH pode motivar os colaboradores? A motivação é um processo interno que envolve fatores emocionais, biológicos e sociais. Porém, quando estimulado da forma certa é responsável por direcionar e manter comportamentos relacionados com o cumprimento de objetivos e metas. Além da motivação interna há a externa, gerada pelo ambiente, outro elemento essencial para o departamento de RH analisar, sendo esse o principal na influência da motivação de colaboradores.
Motivar os colaboradores pode não são ser considerada uma tarefa fácil, ainda mais quando se tem prazos apertados e altas expectativas. Por isso, se torna importante que o departamento de RH tenha um bom planejamento para colocar as ações em prática. A atuação do RH para motivar se dá pensando de maneira global e abrangendo toda a organização.
Algumas das formas para o RH aumentar a motivação e desempenho dos colaboradores é através de treinamentos, capacitação, benefícios, programas de incentivo, plano de carreira, implementação de uma comunicação bidirecional, reconhecimento, feedbacks, clima organizacional positivo, entre outros. Porém, antes de aplicar essas dicas, vale ressaltar que o RH precisa entender o perfil de cada colaborador para conseguir aplicar maneiras eficientes atingindo a motivação.
Como saber se essas ações estão dando resultados? Alguns dos sinais que podem ser notados pelo departamento do RH para comprovar se está dando certo as táticas utilizadas na motivação para os colaboradores, é a participação do colaborador em todas as atividades que são propostas, alto desempenho e baixa ausência, manutenção de um bom relacionamento com os colegas de trabalho, otimização do uso do tempo e demonstração de sentimento de realização.
Amanda Zanluca - Produção de conteúdo Brasil Convênios.