Tipos de Gestão de Pessoas: conheça alguns deles

O que é a Gestão de Pessoas

A gestão de pessoas é o setor responsável por gerir seus colaboradores de uma maneira em que suas habilidades e competências sejam potencializadas. Também é o nome dado a um conjunto de estratégias corporativas e administrativas que tem como objetivo o desenvolvimento dos colaboradores e da instituição, e é importante que haja um alinhamento entre os objetivos dos mesmos. 

Para que a gestão de pessoas seja de sucesso é necessário que se apliquem ações que almejam a evolução dos colaboradores. Algumas dessas práticas envolvem motivação, retenção, capacitação, além de recompensas ao colaborador com o objetivo de melhorar seu desempenho e promover seu bem-estar físico, mental e emocional. 

 

Os modelos de gestão  

• Gestão comportamental 

A gestão comportamental se utiliza de testes de perfil para entender o comportamento de seus colaboradores. Pensando que cada indivíduo é único, quando o RH entende o perfil comportamental de cada um, fica mais fácil estabelecer metas e meios para desenvolver os talentos do colaborador.

Esse tipo de gestão também considera os perfis comportamentais ao fazer a contratação de novos membros, pensando na compatibilidade desses perfis com os cargos a serem exercidos. 

• Gestão flexível 

Como o nome já diz, a gestão flexível tem como seu principal valor a flexibilidade, ela visa a descentralização do poder, dando aos colaboradores uma voz ativa na tomada de decisões. Esse modelo de gestão está em alta nos dias de hoje porque tende a valorizar o colaborador e suas escolhas, e o equilíbrio entre o emocional e as habilidades, competências e deveres de todos.

Em uma gestão flexível, o colaborador geralmente tem o poder de escolher seus horários. A empresa deve promover o engajamento e motivação da equipe e, por conta disso, usufrui do crescimento e do baixo nível de estresse no ambiente de trabalho. 

• Gestão colaborativa  

Parecida com a anterior, a gestão colaborativa busca uma gestão descentralizada e horizontal, onde todos os colaboradores podem participar de forma ativa na tomada de decisões, e se sentir livres para dar ideias e opiniões, apesar de existir um chefe, todos os envolvidos têm o mesmo nível de importância dentro da empresa. 

Esse tipo de gestão promove o pertencimento, a comunicação fluida no ambiente de trabalho, sem distinções de níveis hierárquicos além do aproveitamento de ideias e de habilidades dos colaboradores. 

• Gestão com foco em resultados 

Esse modelo de gestão tem o seu foco nas metas, é baseado em atingir e ultrapassar objetivos e demanda um grande comprometimento e atenção por parte da equipe. Leva em conta os perfis comportamentais para que haja uma adequação de habilidades para os cargos exercidos. 

A gestão com foco em resultados mantém a capacitação e os feedbacks de forma frequente, além de promover avaliações de desempenho e de satisfação. 

• Gestão de desempenho 

A gestão de desempenho é um dos modelos de gestão mais famosos e utilizados pelas empresas e consiste em promover o talento de seus colaboradores, acompanhando tanto o desenvolvimento individual quanto em grupos para que estejam sempre alinhados com a empresa. 

Essa é uma das formas de gestão com mais sucesso no resultado e tem como objetivo melhorar os rendimentos da equipe, motivar colaboradores e aprimorar seu conjunto de competências. 

Se estiver pensando em alterar seu modelo de gestão, é importante lembrar que é preciso muito preparo e estudo, e que para o tipo de gestão adotado funcionar é necessário que os colaboradores estejam de acordo com essa estrutura. Depois de aplicado esse novo formato, é necessário mensurações periódicas para ter certeza que o novo sistema está sendo vantajoso para a empresa e colaboradores.

Podemos concluir que, a gestão de pessoas é primordial no ambiente de trabalho, e que cada modelo de gestão possui seus benefícios para a realização dos objetivos da empresa e desenvolvimento dos colaboradores, cabe analisar e encontrar o modelo que se encaixa no ambiente desejado.

Separamos algumas dicas de leitura para abranger seus conhecimentos sobre diferentes tipos de gestão: 

  • Mapeamento comportamental: métodos e aplicação - Rafael Randoná e Jacques Grinber.  

  • Flexibilidade no trabalho - Gemma Dale. 

  • Empresas horizontais - Phillip Aguiar. 

  • Gestão de alta performance – Andrew S. Grove. 

  • Gestão de desempenho – Elaine D. Pulakos.    

Thaisa Grossmann - Produção de conteúdo Brasil Convênios.

Anterior
Anterior

Gestão humanizada

Próximo
Próximo

Benefícios Cartão Premium para os colaboradores de transportadoras