Gestão humanizada
Por muito tempo o modelo de trabalho tinha como a maior meta da empresa os resultados e faturamentos, também se acreditava que os colaboradores eram como máquinas e que a produtividade vinha antes de suas necessidades pessoais.
Com a pressão excessiva, acúmulo de tarefas e prazos curtos, esse formato se mostrou insustentável, até chegando a causar perdas para a empresa quando comparado ao modelo de gestão humanizada.
Mas o que é a gestão humanizada?
A gestão humanizada é uma série de metodologias e práticas que ao serem adotadas priorizam o bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores. Ela tem como objetivo promover uma escuta ativa por meio da empresa para que as necessidades dos funcionários sejam atendidas e também desenvolver um ambiente de trabalho agradável, colaborativo e produtivo. Nesse modelo de trabalho, o capital humano é o maior ativo de uma empresa.
É uma forma de gestão agregadora, que estimula o desenvolvimento pessoal e o engajamento da equipe. Existe uma confiança mútua entre líder e liderados além de incentivar o equilíbrio da vida pessoal e profissional.
Dessa forma os pilares da gestão humanizada são a comunicação eficiente, atendimento das necessidades dos colaboradores, integração e alinhamento dos processos com o perfil dos profissionais.
Quais as vantagens da gestão humanizada
Quando pensamos em uma gestão que leva em conta a empatia em relação a seus colaboradores é possível identificar diversos benefícios como:
Aumento da produtividade;
Melhor clima organizacional;
Menor taxa de rotatividade de colaboradores;
Diminuição do absenteísmo;
Atração de investidores.
Ao ter suas necessidades atendidas os colaboradores têm um maior nível de satisfação, e com os mesmos motivados a produtividade é crescente e o humor no ambiente de trabalho também melhora.
Além disso em um estudo feito pela Universidade Estadual de São Paulo (USP), por meio da sua Escola de Engenharia de São Carlo (EESC) mostrou em seus dados que empresas humanizadas tendem a ser mais sustentáveis, e que em um período de 4 e 16 anos de funcionamento conseguem dobrar a sua rentabilidade.
Algumas dicas para aplicar a gestão humanizada na sua empresa
Treinamento das lideranças: aplicar qualquer mudança no ambiente de trabalho exige muito estudo e preparação, neste modelo a gestão é importante, e deve estar preparada para conduzir esse procedimento com empatia e respeito.
Para isso é necessário uma aprimoração constante das suas habilidades interpessoais, de comunicação e de inteligência emocional;
Cultura de feedback: para a melhoria da comunicação é preciso que a comunicação aberta aconteça, manter os feedbacks para os colaboradores de forma rotineira e pedir feedbacks da parte deles incentiva essa ação;
Políticas de premiação: para incentivar os colaboradores a dar o melhor de si, políticas de premiação e benefícios são um bom auxílio. Além disso, é primordial que os colaboradores estejam recebendo uma remuneração à altura do trabalho que exercem e habilidades que agregam a empresa;
Comunicação: a comunicação eficiente é um dos pilares da gestão humanizada, cabe aos líderes promoverem um ambiente saudável onde os colaboradores não tenham medo ou vergonha de levantar suas questões e também sugerir ideias.
Ações de engajamento como dinâmicas em grupo também possibilitam uma melhor comunicação e integração entre os colaboradores.
Mudar a dinâmica nas relações de trabalho pode ser uma tarefa difícil, mas aumentar o engajamento e os relacionamentos internos já trará resultados positivos para todos. Dessa forma, em conjunto, construir uma empresa excepcional de se trabalhar se torna algo factível.
Thaisa Grossmann - Produção de conteúdo Brasil Convênios.