Setembro Amarelo no ambiente de trabalho
É conhecido como Setembro Amarelo a campanha nacional de prevenção ao suicídio da Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Nacional de Medicina e o Centro de Prevenção a Vida. A cor amarela foi escolhida como forma de iluminar e chamar atenção para esse problema, ainda muito visto como um tabu na sociedade.
Esse movimento começou no Brasil em 2014 por conta dos crescentes números de suicídios, no mundo todo são registrados cerca de 1 milhão por ano, sendo mais de 13 mil só no Brasil. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) 32 brasileiros se suicidam por dia, sendo esta uma causa de morte maior do que doenças como AIDS e o câncer.
Dessa forma a campanha tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre o tema, bem como evitar o seu acontecimento. Por conta disso o slogan da campanha é “falar é a melhor solução”, os organizadores acreditam que ao falar sobre o assunto, nós conscientizamos as pessoas e assim podemos chegar a prevenir 9 em cada 10 situações de atos suicidas.
Como abordar o assunto nas empresas
É crucial que as empresas cuidem da saúde mental de seus colaboradores, com o objetivo de auxiliar no bem-estar de todos e porque ao manter uma mente saudável a equipe tem um rendimento maior e de mais qualidade, os benefícios são tanto para a empresa quanto para a vida profissional dos colaboradores.
Isso pode ser feito dando apoio a campanha e adotando algumas de suas diretrizes. Mas lembrando, por ser um tópico muitas vezes sensível para algumas pessoas, é necessário ter um pensamento estratégico. É preciso analisar tanto o perfil da empresa quanto dos colaboradores para que o conteúdo seja proveitoso para os mesmos. Para se realizar uma campanha interna efetiva devem ser pensadas diversas ações, mesmo que simbólicas, mas que propagam informações sobre o tema.
Separamos algumas opções de ações e atitudes para se implementar no ambiente de trabalho:
• Bom relacionamento: um bom ambiente de trabalho e um bom relacionamento entre os colaboradores da empresa ajudam a reduzir o estresse além de promover conversas mais abertas entre todos. E é uma das práticas que se deve estender durante o ano inteiro
• Decorações informativas: nos últimos anos, órgãos públicos e privados utilizam da iluminação amarela como forma de mostrar apoio à causa. Decorar a empresa pode ser uma opção para colocar o tópico nas rodas de conversa, e ao colocar panfletos e cartilhas no ambiente é possível informar os colaboradores sobre o assunto;
• Conscientização por meio da comunicação interna: além da decoração é possível informar os colaboradores por meio de e-mails, murais, newsletters, redes sociais e televisão corporativa (caso a sua organização tenha uma).
• Palestras: ajudam a equipe a receber a informação da melhor e mais profissional forma possível. De prioridade a profissionais que falem sobre o tema de forma natural, para que os colaboradores se sintam mais à vontade para compartilhar possíveis dúvidas e opiniões;
• Atividades em grupo: as dinâmicas em grupo são importantes para promover a integração dos colaboradores, podem ser programadas ações como corridas, caminhadas e a formação de grupos para esportes;
• Encaminhamento a profissionais da saúde: é interessante que a empresa divulgue contatos de bons profissionais que deem esse apoio psicológico ou psiquiátrico, ou proporcionar benefícios e parcerias com descontos para esse tipo de necessidade.
Algumas atitudes como estar disposto a ouvir e ser empático com a equipe, além de tentar manter um ambiente de trabalho saudável também podem auxiliar nessas situações. No site oficial Setembro Amarelo também é disponibilizado cartilhas para orientação na realização da campanha.
De qualquer forma, é sempre importante ficar atento aos comportamentos dos colaboradores, alguns sinais para se prestar atenção são:
• Mudanças de humor;
• Queda no rendimento;
• Abandono de tarefas;
• Negação (de ajuda, alimentos, remédios, por exemplo);
• Acidentes sem explicação aparente;
• Isolamento.
O Setembro Amarelo é uma ótima oportunidade para começar campanhas que tenham como objetivo a saúde mental dos colaboradores, mas o ideal é que elas se estendam durante o ano inteiro, e que esse seja um tópico sempre presente no ambiente de trabalho.
Thaisa Grossmann - Produção de conteúdo Brasil Convênios.