A geração Z no mercado de trabalho
É fácil perceber que o mercado de trabalho vem mudando rapidamente, cada vez com processos mais ágeis e modernos, altamente ligado a esse fato temos a entrada da Geração Z no mesmo, trazendo um novo olhar sobre as relações interpessoais e profissionais e tendo a tecnologia como grande aliada.
Nascidos entre 1995 e 2010, a geração Z, é a maior do planeta, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2019 representavam 32% da população mundial. Sendo atualmente uma das maiores forças de trabalho, é necessário que as empresas criem formas de atrair e reter esse novo perfil de colaborador, para isso é preciso entender como essa geração se comporta e o que buscam no mercado de trabalho.
Quem é a geração Z
As pessoas dessa geração são aquelas que se desenvolveram ao mesmo tempo em que a tecnologia, por isso, tem facilidade em se comunicar com uma linguagem tecnológica, além disso são muito ágeis, conseguem captar informações e solucionar problemas de forma prática e rápida.
Eles têm a propensão a serem autodidatas e gostam de absorver conhecimento pela internet, se adaptam fácil a formatos de ensino não tradicionais e são atraídos pela comunicação, inovação e criatividade.
Em estudo feito pela consultoria McKinsey foram identificadas as principais características dessa geração:
• Identidade indefinida: a geração Z não gosta de se definir por estereótipos, são mais fluídos em relação à identidade e opiniões, por isso estão mais inclinados a defender pautas sociais que promovam a liberdade do que as outras gerações;
• “Communaholic”: essa geração é inclusiva de uma forma radical, eles usufruem das mídias sociais para promover suas causas e valorizam essas comunidades online já que elas permitem que pessoas de diferentes classes econômicas se conectem e se mobilizem em torno de causas e interesses;
• Dialogadora: esse grupo acredita no diálogo e em aceitar diferentes opiniões, conseguem interagir com pessoas e ambientes que tenham diferentes valores que os deles, mas sem perder a sua individualidade;
• Realista: por conta do momento histórico, essa geração costuma ter uma visão mais realista do mundo, por isso tomam decisões de forma mais analítica do que a geração anterior (millennials). Eles valorizam mais a estabilidade no emprego do que um salário alto.
O que a geração Z busca no mercado de trabalho
Essa geração valoriza empresas que tenham um propósito, algo mais aspiracional, que envolva crenças e motivações que possam de alguma forma mover o indivíduo. Empresas que têm um impacto positivo tendem a engajar mais a geração Z do que as que não têm essa preocupação.
Em uma pesquisa feita pelo MIT, foi alavancado o que essa geração busca por parte de seus empregadores:
• Horários flexíveis (88%);
• Bonificações (77%);
• Plano de saúde (69%);
• Academia ou creche (38%);
• Trabalho voluntário durante o expediente (31%).
Com o número de colaboradores dessa geração aumentando cada dia mais é crucial que as empresas entendam um pouco mais sobre eles e façam adaptações necessárias aos seus ambientes de trabalho. Colaboradores da geração Z são questionadores, se preocupam com sustentabilidade e participam dos grupos de trabalho de forma ativa, dão suas opiniões e sugestões, oferecendo dinamismo à equipe. E é claro, são de grande valia no processo de manter sua empresa sempre atualizada com a sociedade moderna e suas formas de se relacionar.
Thaisa Grossmann - Produção de conteúdo Brasil Convênios.