Turnover de colaboradores
No mundo empresarial, o turnover nada mais é do que a taxa de rotatividade de colaboradores de uma empresa durante determinado período de tempo. Essa taxa calcula o fluxo de entradas e saídas de pessoal e leva em consideração não apenas admissões e demissões, mas também aposentadorias, afastamentos, fatalidades e qualquer situação que provoque mudança no quadro de colaboradores.
Esse índice pode ser calculado de forma geral (taxa da empresa toda) ou de maneira mais focada (taxa de um determinado setor) e é importante porque revela a capacidade da empresa de reter talentos e de ser um lugar atrativo para se trabalhar.
Todos as empresas têm uma taxa de turnover, e um número elevado pode ser consequência de alguns motivos como:
• Ambiente de trabalho tóxico;
• Diferença no tratamento dos colaboradores;
• Salários não competitivos comparados ao resto do mercado;
• Falta de benefícios para o colaboradores;
• Pouco reconhecimento;
• Falta de oportunidades para o crescimento profissional;
• Desgaste físico e emocional de colaboradores e equipes;
• Problemas com a alta gestão.
Ao perceber uma taxa de rotatividade muito elevada é primordial que seja feita uma análise do por que ela ocorre, já que pode resultar em falta de produtividade, perda de faturamento e lucros, além, é claro, de um desgaste dos colaboradores remanescentes e clima organizacional instável. Com a análise desses dados será possível fazer melhorias mais certeiras nas políticas de recursos humanos da empresa e também nos processos de contratação.
Uma taxa muitíssimo baixa também pode indicar uma estagnação da empresa, já que se perde as ideias e conhecimentos que novos talentos podem trazer. Por isso é importante investigar os principais motivos de turnover dentro da sua empresa.
Como calcular a taxa de turnover
Para calcular a taxa de turnover da sua empresa, a conta é feita da seguinte maneira:
(colaboradores admitidos + colaboradores demitidos) / 2 = Y
(Y / número total de colaboradores) x 100 = taxa de turnover
Como exemplo, vamos pensar que sua empresa admitiu 15 pessoas e demitiu 5 em determinado mês, e tem um total de 120 colaboradores, a taxa de turnover seria de 8%, conforme demonstrado abaixo:
(15 + 5) / 2 = 10
10/ 120 = 0,08
0.08 x 100 = 8%
Porém, o importante aqui não é o número em si, mas sim como ele pode ser analisado, é necessário se perguntar o motivo desses desligamentos, eram evitáveis ou inevitáveis por parte da empresa? Também é preciso fazer uma análise do setor que a empresa ocupa, as prestadoras de serviço costumam ter uma taxa mais elevada, por exemplo.
Tipos de turnover
Existem alguns tipos de turnover, e conhecê-los pode ajudar no momento de fazer a análise dos números.
Turnover voluntário é quando a saída da empresa é iniciada pelo próprio colaborador, nesses casos é interessante fazer uma entrevista de demissão, para entender os motivos que o levaram a ir embora. Já o turnover involuntário é quando a empresa dá o primeiro passo para a saída do colaborador.
Também existe o turnover disfuncional e o funcional, o primeiro pode vir a ser um problema, pois, é quando a empresa perde um trabalhador valioso, com habilidades que serão difíceis de substituir ou com um alto custo de reposição. Já o funcional é quando o colaborador que deixou a empresa, tem talentos que são mais fáceis de substituir.
Ainda temos o turnover evitável e inevitável, sendo o evitável quando a empresa poderia ter feito alguma mudança para que o colaborador continuasse na organização, e o inevitável quando não havia alternativa, por exemplo, quando o colaborador quer se mudar para outro país.
Como evitar o turnover na sua empresa
Como lidar com seres humanos é imprevisível, é necessário que existam planejamentos e medidas para lidar e diminuir a rotatividade, algumas dicas são:
• Promoção de um ambiente de trabalho saudável;
• Oferecimento de planos de carreira;
• Feedbacks constantes;
• Salários e benefícios competitivos;
• Processos seletivos eficazes e de acordo com o fit cultural da organização;
• Reconhecimento de talentos.
A comunicação com os colaboradores também é de extrema importância, manter um diálogo constante com eles pode ajudar a identificar problemas e resolvê-los rapidamente, antes que haja consequências.
Thaisa Grossmann - Produção de conteúdo Brasil Convênios.