Ações voluntárias para empresas

O voluntariado empresarial é uma iniciativa de responsabilidade social das empresas e que envolve seus colaboradores. Visando incentivar, organizar, apoiar e até mesmo criar ações em prol da sociedade, contando também não só com a organização, mas com demais públicos de relacionamento. A partir do momento que a empresa engaja seus colaboradores a participarem socialmente de ações voluntárias, ela possibilita contato com realidades que antes eram desconhecidas, comovendo-os para um modo de vida diferente. Colaboradores que participam e se engajam em ajudar o próximo, descrevem que o ganho maior dessas ações, são o deles.

Confira algumas dicas de ações voluntárias que podem ser implementadas e desenvolvidas em sua empresa:

  • Campanhas para arrecadação de roupas: todos os anos pelo país inteiro são desenvolvidas ações para arrecadação de roupas, agasalhos e cobertores, principalmente no inverno. É fácil achar pontos que recolham essas doações e é ainda mais fácil desenvolver a ação na empresa. Espalhe caixas identificadas com a campanha pela empresa, coloque avisos no jornal mural, mande comunicados por e-mail, motive seus colaboradores a ajudar o próximo.

  • Campanhas para arrecadação de alimentos: essas campanhas têm o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis, como arroz, feijão, farinha de trigo, açúcar, entre outros. Os voluntários visam distribuí-los a famílias carentes e com necessidade. O processo de desenvolvimento requer coparticipação, tanto da empresa quanto dos colaboradores, quanto mais for arrecadado melhor e lembre-se sempre: solidariedade é um prato cheio.

  • Ações e campanhas a favor do meio ambiente e da sustentabilidade: ações e campanhas que visam a preservação de nossos recursos naturais e da natureza em si são uma das prioridades de muitas empresas, pois sendo ecologicamente corretas, fazem com que o seu público e os seus parceiros se conscientizem sobre esse tema tão importante, a sustentabilidade. Uma organização que se importa com o futuro do planeta e o bem-estar do meio ambiente, realizando essas ações, pode mudar a vida e o mundo das pessoas à sua volta.

  • Ações para ONGs de animais abandonados: existem muitas ONGs e instituições de caridade que se responsabilizam por animais abandonados, maltratados ou em situação de rua. Muitas vezes essas fundações passam por muitas necessidades, precisando de auxílio para a continuação dessa tarefa tão necessária, que é cuidar de animais. O objetivo de ações como essas visam a arrecadação de ração, medicamentos, cobertores, banheiras, casinhas, caminhas, entre outros itens ou até mesmo doações em dinheiro para possibilitar a ampliação dessas ações e dos serviços veterinários, podendo atender e tratar cada vez mais animais.

  • Campanhas para arrecadação de brinquedos para crianças carentes: assim como as campanhas para arrecadação de roupas e alimentos não-perecíveis, temos ações para arrecadar brinquedos para distribuí-los para crianças carentes, que precisam da experiência do brincar. Exemplos de ações como essas são realizadas para o Dia das Crianças e no Natal, também conhecido como árvore solidária. As crianças são o nosso futuro, é necessário zelar por todo conhecimento e diversão que chegam até aos pequenos, porque fazer o bem já é bom, mas fazer a felicidade de uma criança é receber um presente muito mais valioso.

  • Campanhas sociais remotas: nos tempos de pandemia devido à disseminação do vírus da COVID-19 surgiu a opção de auxiliar uma organização social de forma remota (online), oferecendo algum serviço técnico que a instituição não consegue realizar por um determinado conjunto de fatores. Envolver colaboradores a serem voluntários remotos oferecendo todo o conhecimento para fazer o bem, é mais do que engajar, é dar a oportunidade de ensinar, aprender, desenvolver e ajudar em trabalhos sociais.

Ajudar o próximo através da atuação solidária e voluntária é uma bela maneira de engajar os colaboradores, essas ações os levam a participarem de mais um grupo de relacionamento junto dos seus colegas de empresa, integrando-os para fazer parte de algo importante e que faz a diferença, sempre motivando e colaborando para melhorar o ambiente da empresa e o mundo. A imagem institucional da empresa também será recebida de uma maneira positiva pelos seus clientes e parceiros, até porque, ajudar o próximo é o futuro.

Lucas Quint - Produção de conteúdo Brasil Convênios.

Anterior
Anterior

Marketing de incentivo: como aplicá-lo nas empresas

Próximo
Próximo

Alimentos que podem te ajudar a ser mais produtivo no trabalho