Marketing de incentivo: como aplicá-lo nas empresas
O que é marketing de incentivo?
Em meio a todas as informações que circulam na internet sobre o mundo dos negócios, é comum encontrar informações relacionadas ao Marketing de Incentivo, termos como “tendência” e “a ferramenta do momento” sempre aparecem, ou seja, sugerindo que é algo novo, mas não é. As primeiras agências especializadas no assunto no Brasil, já existem desde a década de 90.
O marketing de incentivo é um conjunto de estratégias que buscam aprimorar o desempenho dos públicos internos de uma organização, neste texto vamos focar em um dos principais, os colaboradores. Essas ações de incentivo envolvem motivação, recompensa e reconhecimento, com isso, a empresa tem como objetivo garantir o engajamento de sua equipe de colaboradores, afinal é uma necessidade do funcionário se sentir valorizado e saber que dispõe de potencial para crescer e se desenvolver em vários sentidos, sempre buscando melhorias para aprimorar sua atuação profissional. Através da relação contratual, os colaboradores têm metas e responsabilidades, mas o fato é que os profissionais podem ir além disso. Sendo assim, podem ser recompensados através de premiações.
Como obter resultados com uma ação de marketing de incentivo?
Os motivos que levam um colaborador a receber recompensas são diversos, podendo ser: ultrapassar suas metas, ser proativo ou encontrar soluções inovadoras para o negócio. Nesse caso, por ter feito além do que é determinado pelo seu contrato de trabalho, se deve incentivar e engajar suas atitudes. Contudo, recompensar é mostrar aos colaboradores que a empresa valoriza seu material humano, mostrando que são mais do que apenas pessoas realizando serviços.
Partindo deste princípio, o Marketing de Incentivo, busca a criação de estratégias para abraçar os colaboradores através da satisfação, realização pessoal/profissional e também de outras carências que todo ser humano deve suprir. Sendo assim, a materialização dos objetivos da organização em recompensar pode acontecer de várias maneiras como premiações em cartões, viagens, vouchers em hotéis, bares e restaurantes, folgas entre outras ações que pretendem incentivar o bom desempenho dos colaboradores.
Nós, da Brasil Convênios, pensando sempre em trazer as melhores soluções para empresas e pessoas, possuímos em nosso portfólio de produtos o Cartão Presente, destinado para datas sazonais, e o Cartão Premium, para premiações específicas, assim como, outros demais cartões-benefícios para engajar o seu colaborador da melhor forma.
Principais desafios para a implantação de modelos de recompensa nas empresas:
Em princípio, para que uma campanha de marketing de incentivo seja assertiva é preciso pensar fora da caixa, desenvolver ideias únicas e que possam agradar sua equipe é essencial. Não se limitar a copiar modelos utilizados em outras companhias, pois cada empresa possui um modelo de gestão e não necessariamente precisa se fazer o mesmo, seja original e inovador e crie uma campanha com a cara dos seus colaboradores. É impossível negar que o desempenho de um colaborador está atrelado a fatores motivacionais.
Conclusão:
Por fim, conclui-se que as grandes corporações só chegaram no topo que se encontram atualmente a partir do momento em que perceberam a importância de se trabalhar com e para as pessoas.
Os colaboradores são o que uma empresa tem de maior importância, valorizá-los e motivá-los é essencial para que a empresa obtenha a melhor performance e cresça cada vez mais.
Lucas Quint - Produção de conteúdo - Brasil Convênios.