Benefícios saúde e porquê são tão importantes

Cada vez mais é possível afirmar que as organizações estão dando valor a sua parte mais preciosa, as pessoas. Mais do que prédios, materiais, escritórios, produtos e lucros, as pessoas são a parte que levantam e fazem uma organização funcionar todos os dias. Por isso, a saúde ocupacional e o bem-estar estão no plano estratégico de muitas empresas, que passaram a reconhecer seus colaboradores com mais humanidade, colocando-os no centro.

Com todo esse movimento surgiram as ações ligadas ao bem-estar dos colaboradores, podendo ser separadas em físicas, emocionais, financeiras e sociais, sendo cada qual única, mas interligada às demais. As empresas podem desenvolver várias estratégias para reter e engajar colaboradores, uma das soluções podem ser os benefícios que são oferecidos, além dos exigidos por lei, é possível melhorar a vida do seu colaborador com benefícios que atendem todas as necessidades do mesmo.

Um exemplo de benefício que tem como objetivo o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores, é o Cartão Farmácia. Mas porque oferecer este tipo de benefício?

Os colaboradores melhoram o acesso a cuidados com a saúde de qualidade e bem-estar. O Cartão Farmácia pode ser utilizado como um adiantamento salarial, sendo destinado para um segmento tão específico ligado à saúde, leva a tranquilidade de que se o colaborador necessitar de itens como remédios e curativos, ele estará amparado pelo benefício que sua empresa está concedendo.

Para as empresas a implementação da cultura do bem-estar pode ser a base para o desenvolvimento de colaboradores mais engajados e produtivos, contribuindo para o sucesso nos resultados dos negócios, gerando uma maior satisfação no ambiente de trabalho. Investindo em benefícios para gerar bem-estar e assim promover a saúde ocupacional, surgem-se vantagens para ambos os lados, melhorando o clima organizacional e a relação entre empresa e colaboradores, algumas delas estão:

  • Diminuição do absenteísmo: o absenteísmo é um indicador de Recursos Humanos usado para medir a soma de ausências dos colaboradores durante o expediente de trabalho, podendo ser de faltas, atrasos ou saídas antecipadas. Um colaborador disposto, saudável, fica motivado a trabalhar e a não se ausentar. Portanto conclui-se que quanto melhor e mais saudável os colaboradores se apresentarem menos faltas e afastamentos a organização precisará enfrentar.

  • Redução do presenteísmo: o presenteísmo configura uma forma de “ausência mental” em que o trabalhador se apresenta em seu posto na empresa, porém incapaz de se dedicar completamente ao seu trabalho. O profissional que sofre com o presenteísmo comparece ao trabalho todos os dias, mas já não consegue mais se vincular emocionalmente às suas tarefas. Colaboradores mais saudáveis trabalham melhor, sendo assim, ao cuidar da saúde dos mesmos, promove-se também a produtividade.

  • Promoção da qualidade de vida: promover a qualidade de vida e se preocupar com a saúde dos colaboradores, demonstra que a organização se importa com quem nela atua. Com dedicação e atenção todos ganham, tanto os colaboradores quanto a organização.

Os benefícios que envolvem saúde e família são colocados como prioridade pela maioria dos colaboradores. Provendo isso ao colaborador, a empresa proporciona a melhora da qualidade de vida.

Nós, da Brasil Convênios, possuímos um portfólio de cartões-benefícios, são soluções pensadas para empresas e pessoas, e para complementar as ações de bem-estar o Cartão Farmácia Brasil Convênios é uma ótima escolha. Destinado para o segmento de farmácias, a rede de parceiros está pelo Brasil todo, quer saber mais? Clique aqui.

Lucas Quint - Produção de conteúdo Brasil Convênios.

Anterior
Anterior

Alimentos recomendados para o verão

Próximo
Próximo

Marketing de incentivo: como aplicá-lo nas empresas