Aproveitamento integral dos alimentos

Atualmente, a produção diária de alimentos no mundo proporciona comida em quantidade suficiente para alimentar toda a população do planeta. No entanto, a fome ainda mata uma pessoa a cada 3,5 segundos no mundo.

Cerca de um terço dos alimentos produzidos nunca chega aos consumidores, seja por perda na produção, logística, processamento ou distribuição. E antes mesmo de ser útil, grande parte dos alimentos produzidos se torna resíduo e tem como destino os aterros sanitários e lixões. 

Muitas pessoas não sabem que as hortaliças, legumes e frutas podem ser utilizados integralmente. As cascas, talos, folhas e sementes são ricos em nutrientes e grande parte é desperdiçada. 

O aproveitamento integral dos alimentos é uma alternativa capaz de propiciar às pessoas um melhor consumo nutricional, diminuir o desperdício e consequentemente o lixo produzido que é altamente tóxico para o meio ambiente.

Confira alguns dos benefícios proporcionados por estes alimentos:

  • Sementes: de abóbora e maracujá possuem gorduras boas, como w-3 e w-6, fibras e são ricas em vitaminas e minerais;

  • Cascas: são fontes de fibras, as cascas de tangerina e maçã possuem o dobro de vitamina C e da goiaba contém polifenóis;

  • Talos: do agrião, beterraba, salsa e brócolis são ricos em fibras, contribuindo para o bom funcionamento intestinal;

  • Folhas: da cenoura são fontes de carotenoides, precursor da vitamina A, responsável pela melhora da visão.

Algumas sugestões de receitas que envolvem o aproveitamento integral de alimentos são:

Patê de Talos:

Ingredientes: 1 colher (sopa) de óleo + 1 cebola pequena + 1 colher (chá) nivelada de sal + salsa e cebolinha a gosto + 1 xícara (chá) de talo cozido + 1/2 xícara (chá) de molho de maionese industrializada.

Modo de Preparo: aqueça o óleo e refogue a cebola picada; acrescente os talos picados e cozidos, a salsa e a cebolinha e deixe refogar. Coloque o sal, deixe esfriar e acrescente a maionese. Após, bata no liquidificador. Utilize para fazer canapés e passar em bolachas salgadas. Pode ser feito com talo de agrião, espinafre, brócolis etc.

Batata Frita com Casca:

Ingredientes: batata com casca + sal + óleo.

Modo de Preparo: lave muito bem as batatas. Após, corte em rodelas finas e depois de enxutas, frite em gordura quente. Tempere com sal.

Palmito de Mandioca:

Ingredientes: cascas de mandioca (parte grossa) + sal a gosto + água.

Modo de Preparo: lave o aipim em água corrente; retire a película marrom que envolve a mandioca; separe a casca branca (parte grossa); lave em água corrente e cozinhe em água e sal. Após, pique bem fininho e use como palmito refogado ou em saladas, tortas, pastéis, entre outros.

Banana Caramelada:

Ingredientes: 2 xícaras (chá) de água + 8 bananas nanicas inteiras + 1 xícara (chá) de suco de laranja.

Modo de Preparo: leve ao forno uma frigideira com o açúcar para ir dourando levemente. Em seguida, coloque as bananas e espere caramelizar dos dois lados. Após, acrescente o suco de laranja. Espere amolecer e estará pronta. No final, salpique canela em pó.

Luciana Karbiak – CRN8 12329 – Nutricionista Brasil Convênios.

Este conteúdo faz parte dos temas de palestras que são ministradas pela nutricionista, Luciana Karbiak – CRN8 12329, para empresas clientes da Brasil Convênios. Para saber como solicitar uma palestra na sua empresa clique aqui.

 

Anterior
Anterior

Doenças crônicas não transmissíveis

Próximo
Próximo

Alergia e intolerância alimentar