Avaliações de desempenho
As avaliações de desempenho são ferramentas utilizadas pelos profissionais de recursos humanos para mensurar resultados e produtividade de um colaborador, equipe ou setor da organização, com o objetivo de analisar o desempenho e competências técnicas e comportamentais de todos e entender como isso afeta a empresa positiva e negativamente.
Fazer esse acompanhamento é importante para o sucesso, tanto da empresa quanto dos colaboradores, já que é por meio deste que é possível identificar pontos para se melhorar, o que ajuda na performance da empresa, além de potencializar os talentos que a mesma já possui. Alguns outros pontos positivos de se fazer esse tipo de avaliação são:
Ajuda a traçar planos e metas;
Entende quais as qualidades de cada colaborador e/ou equipe;
Documenta o histórico de desempenho de cada colaborador;
Aumenta o engajamento dos colaboradores;
Ajuda na hora de se pensar promoções, planos de carreira e salários;
Diminui a taxa de rotatividade entre colaboradores.
Com as avaliações também podemos analisar métodos e processos, e o quão eficazes eles são, possibilitando a correção deles, por conta disso é preciso que essas avaliações aconteçam de forma periódica para que seja possível examinar dados de um período específico.
Existem também variadas metodologias que podem ser aplicadas na hora de se fazer a avaliação, desde o próprio colaborador se avaliar e reconhecer seus pontos fortes e fracos, até uma avaliação por objetivos distintos, que é mais focada em metas e números. Separamos algumas das mais comuns:
• Autoavaliação - como o nome já diz, nesta avaliação o próprio colaborador avalia seu desempenho e atitudes;
• Avaliação direta ou 90 graus - é quando o líder imediato na hierarquia avalia o colaborador ou equipe;
• Avaliação conjunta ou 180 graus - é a forma mais tradicional de avaliação onde é realizado uma troca entre avaliador (gestor ou RH) e avaliado de forma direta;
• Avaliação 360 graus - conta com a participação de todos que possuem alguma ligação com o avaliado, de gestores a colaboradores e até clientes;
• Avaliação por competências - é baseada nas qualidades que o colaborador possui, como inteligência, inovação, atitude, resultados e capacidade de resolver problemas, por exemplo;
• Avaliação por objetivos - é quando a própria equipe se avalia, pensando no cumprimento de metas e objetivos e comportamento dentro do time;
• Satisfação dos colaboradores - feita por meio de feedbacks e questionários respondidos pelos colaboradores, seu objetivo é avaliar o ambiente de trabalho e as relações interpessoais;
• Avaliação de desempenho da equipe - é uma autoavaliação, mas feita por um time, onde todos dão suas opiniões;
• Avaliação por incidentes – consiste em um registro detalhado de situações positivas ou negativas.
O formato de avaliação deve ser escolhido de acordo com a cultura da empresa, cabe ao RH, gestores e líderes se unirem e pensarem qual modelo se encaixa melhor para o que será analisado, por isso, antes de fazer as avaliações estabeleça metas e competências para serem avaliadas, essas metas podem mudar de equipe para equipe, o importante é que as pessoas estejam cientes delas.
Outro ponto importante é definir um período de avaliação, pode ser bimestral, trimestral ou semestral, por exemplo, e que essas avaliações se tornem um hábito da corporação, quando os colaboradores já estão acostumados a elas, fica mais fácil traçar medidas corretivas, e a comunicação também evolui.
Thaisa Grossmann - Produção de conteúdo Brasil Convênios.