Como delegar tarefas

Saber delegar tarefas é uma habilidade de extrema importância no ambiente corporativo e que pode ajudar muito com o controle de tempo e desempenho geral, é uma competência que pode ser aprendida e treinada com o tempo. Mas o que é delegar? Delegar é quando atribuímos novas atividades e tarefas para um colaborador, pensando em suas habilidades e seu crescimento profissional. 

Essa prática pode trazer inúmeros benefícios como: o aumento da produtividade, a autonomia e desenvolvimento de colaboradores e equipes, além do ganho de tempo para os gestores focarem em outras atividades. Em uma pesquisa feita pela ScaleTime, foi entendido que os CEOs que delegam tarefas geram 33% a mais de receita, comparados aos que não delegam. Isso acontece porque quanto mais tarefas uma única pessoa acumular, menos tempo e foco ela terá para cada uma delas, e essa sobrecarga afeta diretamente no seu desempenho e nos ganhos para a empresa. 

Um bom gestor sabe que em alguns momentos é necessário pedir ajuda, e é por conta disso que delegam atividades. 

Uma das partes mais importantes na hora de delegar tarefas é conhecer bem seu time, não apenas como eles trabalham em equipe, mas também individualmente, é necessário saber qual colaborador tem mais talento para certa tarefa, qual está pronto para um papel de mais liderança e responsabilidade e até mesmo quais tem essa vontade de desenvolver suas habilidades. 

Pensando nisso, separamos algumas etapas a se pensar quando for delegar tarefas: 

•  Conheça os procedimentos da empresa - antes de delegar e orientar outra pessoa é preciso que se esteja seguro quanto ao que se faz, criar um passo a passo dos processos é uma iniciativa legal para mapear todas as atividades realizadas e como normalmente se chega ao resultado esperado. Pode ser feito um documento escrito, em vídeo ou por meio de imagens, é importante lembrar que, o que parece óbvio para você pode não ser para as outras pessoas, então se atente aos detalhes;

•  Saiba orientar e antecipar possíveis problemas - além das instruções é preciso abrir um tempo da sua agenda para que os colaboradores possam sanar possíveis dúvidas. Também é necessário já pensar em quais dúvidas ou problemas eles possam ter e qual a maneira mais prática de solucioná-los; 

• Meça resultados - no momento em que se delega tarefas é preciso estabelecer metas e indicadores para que o trabalho possa ser mensurado da forma correta, para saber se tudo está sendo encaminhado como deveria. Não esqueça de medir esses resultados e traçar planejamentos estratégicos caso necessário;

• Conceda feedbacks - momentos de feedback no trabalho melhoram a comunicação e a confiança das equipes e gestores, se o colaborador estiver fazendo um bom trabalho, comunique isso a ele como forma de incentivo. E se os resultados estiverem abaixo do esperado, faça uma reunião privada e explique com objetividade o que deve melhorar. Lembrando que os feedbacks, sejam eles positivos ou negativos, são importantes para o desenvolvimento profissional;

A delegação de tarefas também proporciona um sentimento de satisfação da equipe, já que ela tem a oportunidade de desenvolver seus talentos, algo que pode ser de grande valia na hora de se pensar em uma promoção. Com a equipe se sentindo mais valorizada o clima organizacional também melhora tornando a empresa um bom local para se trabalhar.  

Thaisa Grossmann -  Produção de conteúdo Brasil Convênios. 

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