Feedback para colaboradores
O feedback (em português retroalimentação ou realimentação) é uma ferramenta de avaliação, realizada pelos gestores com o intuito de avaliar ações, performance e comportamento de um colaborador ou de uma equipe. Um feedback basicamente consiste em uma conversa onde uma das partes aponta os pontos positivos e negativos da outra, nas empresas é uma forma de comunicar opiniões, críticas, sugestões e elogios de forma profissional.
O feedback deve ser uma forma de apoiar o colaborador, deve ser feito de forma construtiva, onde as pessoas envolvidas possam, de forma estratégica, traçar planos para solucionar problemas. É importante lembrar que o feedback deve acontecer de forma periódica e também apontar os acertos dos colaboradores ao invés de ser apenas para as situações negativas específicas.
Essa prática, quando feita da maneira correta, traz inúmeros benefícios como o aprendizado e desenvolvimento do colaborador, aumenta o engajamento e motivação e aprimora equipes. Já para a empresa, o feedback melhora o relacionamento e a comunicação entre os colaboradores e gestores, ajuda a reter talentos e estabelece um clima organizacional saudável. A aplicação de feedbacks constantes também ajuda a empresa a criar metas de rendimento mais certeiras já que conhece seus funcionários e suas capacidades.
Tipos de feedback
Existem alguns tipos de feedback, primeiramente, temos os construtivos positivos e negativos, os construtivos positivos são aqueles feitos para reconhecer ações que tiveram um impacto positivo, é importante que ele não seja apenas um elogio, e que seja referente a atitudes mais específicas. Já os negativos são aqueles dados quando alguma atitude não agrada o empregador ou quando metas não estão sendo atingidas, devem ser feitos de forma cuidadosa, para que ao invés de desmotivar o colaborador faça-o querer melhorar suas habilidades e comportamentos. Em ambos a pessoa conduzindo o feedback deve ter cautela, ser específica e ajudar a traçar um plano de ação para as melhorias que devem ser feitas.
Também temos os feedbacks desconstrutivos que podem ser positivos ou negativos. Os positivos são vagos e a pessoa que recebe fica confusa em qual ação ela deve continuar fazendo, já o negativo, é aquele feedback feito de forma agressiva ou desrespeitosa, que pode afetar no desempenho do colaborador e resultar até em um pedido de demissão.
Modelos de feedback
• Feedback SCI – esse feedback consiste em três partes: situação (o que aconteceu), comportamento (como o receptor reagiu à situação) e impacto (qual o resultado desse comportamento);
• Feedback 360 - é quando temos a visão de diversas pessoas como colaborador para colaborador, gestor para colaborador e colaborador para si mesmo;
• Feedback sanduíche – tem três camadas, elogio, pergunta (onde o colaborador acha que pode melhorar) e ação (é uma dica sobre como o colaborador pode atingir seu objetivo);
• Feedback kudos - é uma técnica de feedbacks positivos onde são entregues cartões com comentários afirmativos;
• Feedback wall – a “parede” de feedbacks é na verdade um quadro onde os colaboradores podem falar sobre pontos positivos e negativos da empresa.
Os feedbacks devem se tornar um hábito da empresa, isso estimula a comunicação e o sentimento de confiança e transparência dos colaboradores em relação à empresa. Portanto a data, será quando for conveniente para os gestores, mas sempre pensando na periodicidade. Feedbacks mensais ou bimestrais são uma boa opção. E quando o feedback for negativo, é legal que seja feito de forma individual para que o colaborador não se sinta constrangido de alguma forma.
Para que seja um feedback de sucesso, a pessoa que está dando o feedback deve pensar bem no que e como irá dizer, e quais palavras irá utilizar. Tudo o que for dito deve ser planejado e nunca feito em um ímpeto, pensar em alguns pontos principais como, situação, comportamento, impacto e expectativa podem ajudar a planejar a conversa com o colaborador.
Thaisa Grossmann - Produção de conteúdo Brasil Convênios.