Novembro Azul
O Novembro Azul é uma campanha de nível mundial, que visa conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de próstata durante o mês de novembro. Tem como objetivo incentivar os homens a se cuidarem, física e mentalmente e também busca desestigmatizar a prática do exame de prevenção, que ainda é visto como um tabu para muitos.
Só no Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que sejam diagnosticados 65.840 casos para cada ano de 2020 a 2022, além de este tipo de câncer representar a segunda maior mortalidade pela doença para a população masculina, ficando atrás apenas do câncer de pulmão.
Como o movimento surgiu
A campanha começou na cidade de Melbourne, na Austrália, em 2003, quando dois amigos deixaram seus bigodes crescer, com a intenção de chamar atenção para os cuidados da saúde do homem, logo mais pessoas aderiram à ação, e no ano seguinte foi possível criar uma fundação chamada Movember Foundation, que arrecada fundos para combater o câncer de próstata. O movimento se espalhou por mais de 20 países e tem como uma de suas ações mais famosas o No Shave November (novembro sem fazer a barba) onde homens de todo mundo deixam a barba e o bigode crescer durante o mês de novembro. Por conta disso, o símbolo da campanha é um bigode e um laço azul.
No Brasil, o movimento veio por meio do Instituto Lado a Lado Pela Vida e da Sociedade Brasileira de Urologia, e tem os mesmos objetivos.
Como abordar o assunto nas empresas
O câncer de próstata é uma doença silenciosa, que não demonstra sintomas até que já esteja em um estágio avançado, por isso, os exames de prevenção são de suma importância para o sucesso do tratamento. Assim, se faz necessário abordar o tema no ambiente de trabalho, pois além de dar mais visibilidade ao tópico, demonstra cuidado com o colaborador, fortalece a cultura organizacional e promove um local de trabalho não tóxico.
Separamos algumas ações que podem ser feitas no ambiente de trabalho:
• Informativos: cartilhas de conteúdo são uma forma prática de conscientizar os colaboradores, ela pode conter informações básicas sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce e exames de prevenção;
• Palestras com profissionais: convide um profissional da saúde ou especialista no assunto para uma conversa com os colaboradores, dessa forma os mesmos podem tirar possíveis dúvidas e possíveis preocupações sobre o assunto;
• Decoração azul: podem ser usados cartazes, flyers, balões na cor azul, além do símbolo da campanha, um laço azul, que pode ser distribuído para os colaboradores colocarem onde preferirem;
• Incentive os exames: a empresa pode, além de conscientizar sobre os exames preventivos, liberar os colaboradores que forem realizá-los. Procurar clínicas parceiras que possam dar um desconto ou fazer as consultas de forma gratuita;
• Ações sociais: procure uma instituição em sua cidade e entre em contato, descubra o que ela precisa, e então proponha que seus colaboradores ajudem, pode ser com doações ou até mesmo com trabalho voluntário;
• Estimule a prática de atividades físicas: uma das melhores formas de se prevenir contra a doença é mantendo uma rotina saudável e a prática de exercícios físicos, a empresa pode estimular seus colaboradores a praticarem esportes.
É interessante saber o perfil dos colaboradores, e a partir disso decidir qual é a melhor forma de passar a informação. Independente da abordagem, o importante é que a empresa faça a sua parte em estimular o conhecimento e aderir a uma campanha de nível mundial.
Thaisa Grossmann - Produção de conteúdo Brasil Convênios.