Outubro Rosa no ambiente de trabalho

Mundialmente conhecido, o Outubro Rosa é a campanha que visa a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama por meio de ações afirmativas em ambientes públicos e privados. 

O câncer de mama é um tumor maligno, formado pelo crescimento desordenado das células. O diagnóstico precoce é parte importante no sucesso do tratamento, dessa forma, a campanha tem como seu principal objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo de útero. 

O movimento é celebrado todo mês de outubro desde os anos 90 e foi criado por Nancy Brinker, irmã de Susan G.Komen, vítima do câncer de mama. Depois da morte de sua irmã, Nancy fundou a ONG Susan G. Komen for the Cure, e por meio desta criou a Corrida pela Cura, o Outubro Rosa e o símbolo da campanha, um laço cor de rosa.  

 

Como abordar o tema nas empresas 

Por ser o local que os colaboradores passam a maior parte do seu tempo, é essencial que as empresas adotem o Outubro Rosa no seu ambiente de trabalho como forma de lembrá-los da prevenção e conscientizá-los sobre o tema. No Brasil o câncer de mama é a primeira causa de morte na população feminina, por isso, fazer parte dessa campanha mostra o cuidado com o colaborador por parte da empresa, promovendo a saúde e o bem-estar.

Para promover a campanha a empresa pode adotar algumas ideias simples, mas efetivas como: 

•  Informativos - uma forma fácil de trazer informação é pelos informativos da empresa, sejam eles de papel ou via e-mail, a empresa também pode pendurar materiais nas paredes e postar sobre o assunto em suas redes sociais;

•  Incentivar as consultas - além de informar sobre as consultas preventivas a empresa pode liberar as colaboradoras que forem realizar os exames de prevenção,  ou até mesmo buscar parcerias com médicos e consultórios que possam oferecer o serviço com desconto ou de forma gratuita;

•  Palestras e conversas com profissionais - a conversa com especialistas pode ajudar a tirar dúvidas dos colaboradores além de incentivar as consultas preventivas e auto exames. Eventos internos são ótimas formas de movimentar os funcionários e focar no assunto de forma mais dinâmica;

• Decoração - podem ser usados balões rosa, cartazes e flyers, laços nos monitores e até mesmo uma iluminação na cor rosa da mesma forma que fazem em monumentos públicos como o Cristo Redentor no Rio de Janeiro e o Jardim Botânico em Curitiba;

• Laços cor de rosa – se a empresa for um lugar de grande movimento ou de interação com clientes é interessante que os colaboradores usem um laço cor de rosa em suas roupas, além de ser uma ação de baixo custo é uma forma efetiva de mostrar apoio a causa e incentivar o diálogo sobre o tema;

•  Ações sociais – por meio de e-mails ou TV corporativa é possível divulgar grupos voluntários e como se candidatar, e instituições que precisem de algum tipo de doação. Ações deste tipo impactam positivamente tanto o colaborador quanto a instituição a ser ajudada.

É importante que essas ações sejam realizadas não só para as mulheres da empresa, já que apesar de casos de câncer de mama serem raros entre homens, eles ainda podem acontecer, e de qualquer forma é necessário que todos os funcionários se mantenham informados sobre a doença. A empresa também deve pensar em ações que melhorem a qualidade de vida durante todo o ano, visto que o estresse pode agravar casos.

Não deixe de promover o Outubro Rosa na sua empresa, é um momento importante para mostrar apoio a funcionários que estejam passando por uma situação semelhante, além de promover uma maior integração dos funcionários entre si e com a empresa. 

 

Thaisa Grossmann - Produção de conteúdo Brasil Convênios.

Anterior
Anterior

Novembro Azul

Próximo
Próximo

Employee Value Proposition