Employee Value Proposition

O que é o Employee Value Proposition 

O Employee Value Proposition, também conhecido como EVP, é tudo aquilo que uma empresa pode oferecer ao colaborador. É um conjunto de vantagens competitivas que tornam a empresa um lugar interessante para se trabalhar. Em uma tradução livre para o português seria uma “Proposta de Valor ao Colaborador” e é por meio deste que possíveis colaboradores podem avaliar uma empresa, e analisar se é um lugar que irá agregar em sua vida profissional. 

É importante lembrar que um salário de acordo com o mercado é o básico, e para ser uma empresa atrativa é preciso pensar além.  A empresa deve saber quais são seus pontos fortes para que eles possam fazer parte do EVP, tudo isso com o objetivo de atrair os melhores colaboradores e reter os talentos que a empresa já possui. 

Uma forma mais fácil de se entender qual é o EVP da sua empresa é pensar em uma entrevista de emprego ao contrário, onde é o colaborador que faz perguntas como: “Por que eu deveria trabalhar aqui?” “O que esta empresa tem a me oferecer?” “Qual o seu diferencial?”.  

 

Por que investir no EVP  

Para as empresas que querem se destacar de seus concorrentes o EVP é essencial, já que fortalece a marca empregadora ao relacionar qualidades positivas à empresa, a tornando um lugar em que as pessoas desejam trabalhar.  

Além da atração de colaboradores qualificados e retenção de talentos, um bom EVP também ajuda a diminuir a taxa de turnover da empresa, melhora a comunicação e gera satisfação e engajamento dos colaboradores, e colaboradores engajados tendem a mostrar um alto nível de performance e produtividade, o que impacta positivamente nos objetivos da empresa. 

 

No que consiste um EVP de sucesso 

O Employee Value Proposition nada mais é do que um conjunto de atrativos que a sua empresa pode oferecer ao colaborador. Um salário competitivo, benefícios (cartão alimentação, cartão transporte/combustível, cartão farmácia, etc...), um bom plano de saúde e dentário, fazem parte de possíveis recompensas contratuais. Também temos as recompensas experienciais, que tem a ver com a experiência do colaborador dentro da empresa, nesse sentido, podem ser aplicados programas de carreira além de acompanhamentos sobre bem-estar e saúde física e mental. Por último temos as recompensas emocionais, que estão ligadas ao reconhecimento e valorização dos colaboradores, como eles veem o seu futuro na empresa, e como se dá o clima da organização em geral, pensando nisso, é interessante que a empresa tenha programas de reconhecimento ou até recompensas internas.  

A empresa também pode oferecer benefícios especiais, como um cartão presente no aniversário do colaborador ou em comemorações ao tempo da empresa, assim como em feriados de fim de ano. 

 

Como criar um Employee Value Proposition 

A primeira etapa para se construir um bom EVP é estudar o que a empresa já oferece, quanto mais entendemos sobre a organização mais descobrimos pontos que agregam ao EVP da mesma. Algumas dicas para a criação do Employee Value Proposition são: 

• Conhecer o mercado no qual a empresa está inserida; 

• Realizar programas de treinamento com colaboradores e gestores de forma periódica; 

• Conhecer o perfil dos colaboradores e como isso impacta no fit cultural da empresa; 

• Ter ações de endomarketing que fortaleçam o relacionamento da empresa com o colaborador. 

Uma pesquisa interna também pode ajudar a resolver questões que impactam no EVP da empresa, entender o que os colaboradores valorizam no ambiente em que estão inseridos, e o que pode ser implantado ou melhorado. 

 

Thaisa Grossmann - Produção de conteúdo Brasil Convênios.

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