Práticas de gestão para se evitar
Um dos grandes desafios para as pessoas que gerenciam um time ou até mesmo uma empresa inteira, é saber como manter os colaboradores motivados e produtivos. Por conta da pressão por resultados, muitas vezes, um gestor pode tomar decisões equivocadas no gerenciamento de pessoas, o que pode ter consequências indesejadas.
Sabemos que liderar uma equipe é uma atividade desafiadora, além das questões técnicas, o profissional que exerce essa função deve ter os soft skills necessários para lidar com outras pessoas, o que talvez seja a parte mais difícil do trabalho, já que cada colaborador é um indivíduo com suas próprias características e personalidade. Cabe ao gestor saber como se relacionar com cada membro da equipe, mas até mesmo o melhor dos profissionais está suscetível a cometer erros de gestão.
Práticas de gestão ruim podem criar um ambiente negativo para toda a equipe, o que pode interferir diretamente na realização de metas e objetivos da empresa. Uma pesquisa feita pela Glassdoor, apontou que, no Brasil, cerca 40% dos colaboradores veem problema no modo em que seus chefes lideram as equipes, o que também aumenta a taxa de turnover dos colaboradores.
Por conta disso, para que você fique atento, separamos algumas práticas que podem prejudicar o relacionamento com a equipe, tornando o ambiente instável e não produtivo.
• Não ter uma comunicação eficiente: uma comunicação eficaz é parte essencial para o andamento da empresa. Uma comunicação pobre pode prejudicar o relacionamento e a confiança entre equipe e gestores, além disso, falhas na comunicação podem acarretar em todo o tipo de problema. Por isso, ter reuniões em equipe e individuais, além de feedbacks de forma recorrente é uma boa estratégia para promover a comunicação eficiente no ambiente de trabalho;
• Não reconhecer os colaboradores: é claro que um bom salário e benefícios são indispensáveis para que o colaborador queira continuar na empresa, mas o reconhecimento de seus líderes também é importante, ao fazer um bom trabalho, que tem impactos positivos para a empresa, é mais do que justo que o colaborador tenha o desejo de ser reconhecido, mais do que apenas um elogio, um reconhecimento formal demonstra o quão essencial ele é para equipe, motivando e engajando, não só ele, mas o resto da equipe também;
• Ter uma equipe sem diversidade: um dos temas mais discutidos na sociedade hoje, também impacta as empresas, e cabe ao gestor decidir se esse impacto é positivo ou negativo. Uma equipe onde todos os colaboradores agem e pensam da mesma forma, ou onde todos têm as mesmas experiências é uma equipe com recursos intelectuais e técnicos limitados. Com um grupo diverso de talentos, a empresa tem melhores perspectivas, ideias e recursos para quando tiver que enfrentar um desafio ou até mesmo para quando uma nova oportunidade surgir;
• Criar metas impossíveis de atingir: metas não realistas servem apenas para desgastar e desmotivar os colaboradores, uma forma interessante e saudável é criar metas SMART, metodologia conhecida pelas empresas, onde as metas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas e temporais. É importante lembrar que na maioria das vezes que uma equipe não atinge suas metas, é por falta de algum recurso necessário ou de uma orientação mais certeira e motivadora, por isso, se perceber uma queda na produtividade, converse com sua equipe e tente procurar qual a raiz do problema;
• Não ter um plano de treinamento e desenvolvimento: muitas vezes para cortar gastos e aumentar as horas trabalhadas, algumas empresas deixam de realizar treinamentos para a capacitação dos seus colaboradores. Isso impacta diretamente nos rendimentos da empresa, já que colaboradores que têm suas habilidades aprimoradas constantemente tendem a entregar um trabalho de maior qualidade;
• Não delegar tarefas: líderes que delegam pouco tendem a baixar a produtividade da equipe, que busca sempre por sua aprovação, até mesmo para tarefas simples. Ao delegar tarefas, o gestor demonstra confiança em seus colaboradores, além de dar a chance a eles de colocarem os treinamentos que tiveram em prática, crescer e desenvolver suas habilidades. Ao promover a cultura da confiança você também engaja e motiva os colaboradores.
O gestor que domina as boas técnicas de gestão, tem uma equipe mais produtiva e engajada, e que sabe se comunicar com eficiência. Sabe passar por adversidades e aproveitar oportunidades. Além disso, a empresa se torna, cada vez mais, um ambiente de trabalho saudável, onde futuros candidatos terão vontade de trabalhar.
Thaisa Grossmann - Produção de Conteúdo Brasil Convênios.