Benefícios corporativos: conheça os principais e quais escolher para os seus colaboradores

Algo que tem se tornado cada vez mais importante no ambiente de trabalho são os benefícios corporativos, sendo essa uma das formas das organizações conseguirem atrair e reter talentos. Além de ser uma prática vantajosa para a empresa, segundo uma pesquisa realizada pela Catho, 40% dos profissionais empregados valorizam um pacote de benefícios atrativo. Afinal, é através dos benefícios que os funcionários se sentem mais valorizados e incentivados a entregar melhores resultados.

Mas o que são esses benefícios? São vantagens que uma organização oferece aos seus colaboradores como, por exemplo, convênio farmácia, assistência médica, horários flexíveis, participação nos lucros, entre outros. Indo muito além de apenas oferecer um bom salário, os benefícios corporativos são focados no bem-estar do ambiente de trabalho e em aumentar o nível de satisfação do funcionário com a empresa. Confira nessa matéria mais vantagens de oferecer benefícios corporativos para colaboradores.

É necessário saber que apenas o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Vale-Transporte, Férias e o Décimo Terceiro são considerados benefícios obrigatórios pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Porém, como apresentado no começo dessa matéria, a melhor maneira de fidelizar os colaboradores é através dos benefícios corporativos, além das inúmeras outras vantagens que essa prática traz para a organização.

São várias as modalidades de cartões benefícios e para se ter uma escolha segura e assertiva é preciso ter um bom planejamento e conhecer bem o perfil dos colaboradores. Além de também precisar analisar as opções disponíveis no mercado e levar alguns fatores em consideração como: quais benefícios suprirão o que os colaboradores necessitam, verificar a regulamentação da administradora de cartões e se ela acompanha as especificações do PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador), entre outros.

Pensando nisso, separamos os principais cartões benefícios para se oferecer aos colaboradores:

  • Cartão Alimentação: um dos benefícios mais conhecidos e oferecidos pelas empresas é o famoso VA (Vale-Alimentação) que tem como objetivo possibilitar ao colaborador comprar produtos alimentícios em estabelecimentos como supermercados, sacolões, quitandas, mercearias, açougues, entre outros locais que comercializem mercadorias como frutas e legumes, industrializados ou produtos in natura. Entre as vantagens de oferecer esse benefício está a facilidade para o colaborador realizar a sua compra do mês e maior possibilidade de escolha, porque o Cartão Alimentação permite a compra dos alimentos da preferência do colaborador e possibilita que ele faça a sua própria comida, podendo assim ter uma alimentação mais saudável. Além da vantagem para o funcionário, a empresa que oferece esse benefício aos colaboradores possui isenção de encargos sociais e o abatimento em 4% do Imposto de Renda da organização por meio do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Confira as dúvidas mais comuns sobre o Cartão Alimentação nessa matéria.

  • Cartão Refeição: outro dos benefícios mais ofertados pelas organizações é o Vale-Refeição (VR), que se oferecido em conjunto com o VA possibilita maiores vantagens e incentivo ao colaborador. Mas diferente do VA que é usado para a compra de produtos alimentícios, o VR possibilita ao colaborador comprar refeições prontas durante a sua jornada de trabalho. Assim como no vale-alimentação, o colaborador possui a vantagem de escolher o que e onde irá comer, assim poderá manter uma alimentação saudável. Para oferecer este benefício, a empresa disponibiliza um determinado saldo mensal para o colaborador. O VR também é regulamentado pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) e oferece os mesmos benefícios para as empresas citados no tópico acima.

  • Cartão Farmácia: com o Cartão Farmácia o colaborador tem mais facilidade no acesso a remédios, oferecendo esse benefício é possível diminuir a taxa de atestados médicos, acidentes de trabalho e incentivar os funcionários a cuidarem melhor da saúde. Com o implemento deste benefício a organização consegue adotar programas de medicina preventiva e dessa forma melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. O Cartão Farmácia funciona como um cartão de crédito, aceito apenas em farmácias e drogarias credenciadas, sendo descontado em folha de pagamento o que é gasto pelo colaborador.

  • Cartão Presente: este benefício é o ideal para a empresa que procura presentear seus colaboradores, consumidores e parceiros em datas sazonais e comemorativas como o Natal, Páscoa, aniversários, entre outras ocasiões. Com esse benefício o presenteado tem a opção de escolher o que e onde fará suas compras. Entre as vantagens de oferecer esse benefício aos colaboradores está a de motivar e reconhecer aqueles que movem e são fundamentais para a organização.

  • Cartão Premium: uma das melhores formas de motivar e premiar os colaboradores quando atingem as metas ou por bom desempenho é com o Cartão Premiação. Sendo pré-carregado pela organização, é uma forma de premiação por produtividade, assiduidade ou outros programas internos da empresa. Oferecendo este benefício é possível que a empresa possa aumentar os seus resultados, melhorar a performance e o clima organizacional, além de diminuir a rotatividade da equipe. Diferente do Cartão Presente, o Cartão Premiação se torna muito mais representativo por ser uma recompensa pelo serviço prestado e uma forma de valorizar o talento de determinado colaborador.

Ficou interessado em oferecer cartões benefícios aos seus colaboradores? Nós, da Brasil Convênios, somos uma administradora de cartões, oferecemos um portfólio completo de cartões benefícios para você e os seus colaboradores, a nossa rede credenciada possui mais de 15.000 estabelecimentos parceiros em todo país e os nossos clientes possuem benefícios exclusivos. Conheça os nossos produtos.

Amanda Zanluca - Produção de conteúdo Brasil Convênios.

Anterior
Anterior

Métricas e indicadores para o setor de RH

Próximo
Próximo

Doenças crônicas não transmissíveis