Como desenvolver processos seletivos eficazes

Sabemos que o departamento de Recursos Humanos é de grande importância para as organizações, esse é o setor responsável por desenvolver o processo de seleção de colaboradores de acordo com o que a empresa solicita, fazendo essa ligação entre colaborador e empresa, além de muitas outras tarefas.

Atualmente, com toda essa evolução na tecnologia, as organizações precisaram acompanhar esse ritmo e consequentemente a busca por candidatos mais profissionalizados também é maior e mais seletiva. Durante a pandemia, percebemos o quanto a forma de selecionar talentos mudou, desde a forma de divulgar as oportunidades, até a contratação.

Muitas organizações podem ter um desempenho baixo por não possuir um processo seletivo eficaz e para ajudar a melhorar isso, trouxemos algumas dicas de como desenvolver um processo seletivo eficaz. Confira:

  • Processo seletivo interno

Você já observou o quadro de colaboradores que sua empresa possui? Muitas das vezes, uma oportunidade em certa área é aberta para candidatura e a pessoa que pode ocupar ela pode estar trabalhando na sua empresa.

Contratar internamente tem suas vantagens, o colaborador já conhece a cultura da empresa assim como a empresa conhece o perfil dele, isso demanda menos tempo na hora de realizar a contratação, além de demonstrar valor para os colaboradores oferecendo novas oportunidades de crescimento.

  • Processo seletivo externo

O processo seletivo externo é totalmente importante para as organizações, sua empresa precisa de novos talentos. Novos colaboradores trazem consigo ideias inovadoras que podem somar, além das suas qualificações que fazem com que a empresa cresça.

  • Processo seletivo online

Comentamos anteriormente sobre os processos seletivos interno e externo, agora que você já entendeu a importância de ambos, falaremos sobre a forma de contratação online.

Com a chegada da pandemia, houve impacto de mudança na sociedade, o modo de como realizar os processos seletivos precisou ser adaptado para o digital, precisando o RH se mudar para poder realizar esses processos.

A tecnologia no meio do RH faz com que a gestão de todo o processo seja mais ágil, ao invés de apenas utilizar planilhas e impressos, atualmente existem diversas ferramentas digitais que podem contribuir para um processo seletivo mais customizado, onde existem possibilidades de automatizar processos levando uma boa experiência digital para o candidato.

Essas ferramentas digitais podem ser utilizadas para desenvolver provas e atividades, assim conhecendo as competências e habilidades do candidato, simplificando o processo.

A divulgação de oportunidades também passa a ser mais precisa, a busca por elas se torna maior e divulgando com um conteúdo específico, haverá candidatos com os perfis compatíveis com a oportunidade, fazendo com que a análise do perfil seja rápida sem necessidade de analisar candidatos fora do perfil para o cargo.

  • Ofereça feedback

Se a entrevista ocorreu tranquilamente bem, o candidato vai aguardar um retorno do processo, por isso, para que o candidato possa estar acompanhando, nunca deixe de dar um feedback.

A contratação de novos talentos para uma empresa, demanda atenção e precisão do departamento de Recursos Humanos, a oportunidade em destaque precisa estar com todas as informações corretas para que seja preenchida por um candidato com o perfil ideal e além disso, o recrutador pode utilizar de todas as ferramentas a seu favor para que ocorra um processo ágil e assertivo.

Eduarda Grassi - Produção de conteúdo Brasil Convênios.

Anterior
Anterior

Pausa para o café: qual a importância desse momento no ambiente de trabalho?

Próximo
Próximo

Porque não se deve oferecer benefícios em dinheiro