Como melhorar o clima organizacional

Um ambiente de trabalho saudável é indispensável para que os colaboradores estejam engajados e entregando um trabalho de qualidade, além de manter a produtividade. Por isso, é responsabilidade do setor de recursos humanos e gestores a tomada de decisões que promovam um ambiente de trabalho não tóxico, com relações saudáveis e comunicação efetiva. 

O clima organizacional em si, é a atmosfera da empresa e como os colaboradores a enxergam, ele engloba práticas e procedimentos de trabalho, relações entre o pessoal, e a comunicação. Um clima organizacional ruim pode impactar diretamente nos resultados da empresa, isso porque o mesmo afeta a qualidade de vida do colaborador, que quando está desmotivado não produz com qualidade. 

Um dos recursos mais utilizados para levantar informações sobre como anda o clima da empresa é a pesquisa de clima organizacional.  

 

Pesquisa de clima organizacional 

A pesquisa de clima organizacional é uma prática, normalmente feita pelo setor de recursos humanos, que tem como objetivo identificar como andam os relacionamentos e comunicação no ambiente de trabalho, os níveis de satisfação dos colaboradores, além de mapear os pontos positivos e negativos da organização. Normalmente essas pesquisas são feitas por meio de entrevistas e questionários que podem ser criadas internamente, por empresas terceirizadas especializadas ou até mesmo por meio de softwares e outras tecnologias.  

Para a realização de uma pesquisa de clima organizacional é preciso muito planejamento, principalmente na hora de elaborar as perguntas, estas devem ser bem objetivas e de preferência serem anônimas, já que assim os colaboradores se sentem mais confortáveis para responder com sinceridade, sem medo de que suas respostas possam ter alguma repercussão que os afete de forma negativa. As perguntas devem explorar se há alguma questão que incomode os colaboradores em relação à equipe, gestão e líderes, como está o relacionamento e comunicação com os colegas, o que pode ser melhorado, se eles sentem que têm autonomia para fazer suas funções ou se algum procedimento ou pessoa impede a realização de suas tarefas. 

A partir dessas informações o setor do RH deve classificar os problemas por ordem de urgência e então, junto com gestores e lideranças montar uma estratégia personalizada para as questões identificadas. Importante lembrar, que depois de aplicadas, as estratégias devem ser sempre monitoradas para saber se estão tendo o efeito esperado.  

 

Como melhorar o clima organizacional 

Depois desse momento de percepção interna cada empresa deve montar seu plano de ação de forma singular, porém, separamos algumas dicas mais gerais e práticas que podem ajudar a melhorar o clima organizacional na sua empresa: 

  • Invista no bem-estar: um local de trabalho com todas as facilidades que os colaboradores precisam influencia em muito no bem-estar dos mesmos, invista em conforto e ergonomia adequadas e na limpeza necessária. Um ambiente de trabalho que conte com cozinha e áreas de descanso também é um atrativo, além de comodidades como benefícios, saúde, alimentação, farmácia;

  • Tenha metas realistas: muitas empresas trabalham para bater metas, porém, quando essas metas são irrealistas, podem causar estresse excessivo nos colaboradores e frustração, trazendo um clima organizacional ruim para a empresa;

  • Promova o equilíbrio das vidas pessoais e profissionais dos colaboradores: um dos maiores desejos das novas gerações para o mercado de trabalho são as jornadas mais flexíveis, e enquanto sabemos que nem todos as empresas podem ou querem adotar esses novos formatos, é interessante que pelo menos um pouco de flexibilidade seja possível, já que os colaboradores têm questões pessoais que muitas vezes não podem ser resolvidas por conta da jornada rígida, então eles trabalham mentalmente abalados o que diminui a produtividade e qualidade do serviço. É um momento para se lembrar que, trabalhar bem não é sinônimo de trabalhar muito. 

Outras dicas são incentivar a formação e aperfeiçoamento contínuo, oferecer feedbacks constantes, uma boa integração de novos colaboradores entre outros. Tudo isso vai depender do perfil dos colaboradores da empresa e qual situação precisa ser resolvida, mas é importante lembrar que um bom clima organizacional deve sempre ser incentivado, mesmo que não tenha nenhum problema no momento.  

 

Thaisa Grossmann - Criação de Conteúdo Brasil Convênios.

Anterior
Anterior

Design Thinking na Gestão

Próximo
Próximo

Outplacement, o que é e como aplicar