Outplacement, o que é e como aplicar
Um dos momentos mais desafiadores para o setor de recursos humanos, é ter que dispensar um colaborador, principalmente os que não são demitidos por justa causa e sim por outros fatores, dessa forma o outplacement foi criado pensando em minimizar os impactos da demissão, tanto para o colaborador quanto para a empresa.
O outplacement é uma técnica utilizada na hora de demitir colaboradores que torna esse processo mais humanizado, por meio de capacitações e networking, o outplacement tem como objetivo a recolocação rápida do trabalhador no mercado de trabalho. Ele funciona como uma maneira da empresa mostrar cuidado com o colaborador, já que o trabalho está diretamente ligado à estabilidade na vida das pessoas, seja financeira, mental ou emocional.
Esse processo ajuda principalmente aqueles colaboradores que ficam por muitos anos em uma mesma empresa, e por consequência podem ficar desatualizados do resto do mercado e sem prática com entrevistas. Por isso, quando for criar uma estratégia de outplacement para sua organização, é bom lembrar que o objetivo principal é tornar o seu futuro ex-colaborador um forte candidato as novas vagas do mercado.
O outplacement traz diversos benefícios para a organização, ele humaniza os desligamentos o que melhora o clima organizacional. Desenvolve as relações entre colaboradores, gestores e líderes e a comunicação, diminui os processos trabalhistas, além de fortalecer a reputação e marca empregadora (employer branding) da empresa, já que a prática transparece uma imagem positiva, reforçando os valores da organização.
Como aplicar o outplacement na sua empresa
Essa prática pode ser feita por meio de diversas ações, vai partir do setor de RH, escolher quais serão necessárias para cada caso específico, alguns fatores como oportunidades de mercado na área, tempo de casa e idade do colaborador, e quais são seus soft e hard skills devem ser considerados. Confira algumas das práticas que sua empresa pode adotar na hora de demitir colaboradores:
• Apoio psicológico nos momentos seguintes à demissão, principalmente para colaboradores que estão na empresa há bastante tempo;
• Conversar com o trabalhador e ajudá-lo a definir novas metas e objetivos para sua vida profissional, assim como traçar estratégias para a realização dos mesmos;
• Engaja-lo e motivá-lo;
• Identificar talentos, soft skills e hard skills que o colaborador já tem e quais tipos de oportunidades são mais compatíveis com seu perfil;
• Identificar quais habilidades faltam no colaborador, e como ele pode desenvolver as mesmas;
• Capacitações, workshops, palestras e cursos que possam aperfeiçoar as habilidades que o colaborador possui e que o tornem um candidato mais atrativo para o mercado de trabalho;
• Criação de um currículo atualizado;
• Treinamentos e consultoria para entrevistas;
• Encontrar oportunidades que combinem com os talentos e aspirações profissionais do colaborador;
• Inscrição e acompanhamento em processos seletivos.
A empresa também pode ajudar o colaborador por meio do networking dos líderes, gestores e até dos colegas, acionando outras empresas do ramo em busca de oportunidades e dando indicações positivas do colaborador, isso ajuda já que muitas empresas buscam funcionários confiáveis, assim a indicação vale muito no mercado.
A comunicação eficiente na hora de dar a notícia do desligamento também é essencial, em uma conversa privada, o colaborador deve ser informado sobre exatamente quais fatores levaram a sua demissão. Nessa reunião também deve ser explicado todos os trâmites legais do processo e quais benefícios o trabalhador tem direito. Mostrar ao colaborador que ele tem o apoio da empresa também ameniza o impacto emocional negativo da situação.
Assim, podemos ver que se adotarmos as técnicas de outplacement e elas forem aplicadas de forma eficaz, teremos um impacto positivo tanto para o colaborador que sai, quanto para os que ficam e para a empresa também.
Thaisa Grossmann - Criação de Conteúdo Brasil Convênios.