Design Thinking na Gestão
O que é o design thinking
O design thinking (pensamento de design) originalmente era uma metodologia utilizada para o desenvolvimento de produtos e serviços, tendo sempre como foco a experiência do usuário. Essa ferramenta utiliza de desejos e necessidades do comprador em potencial para criar produtos que tenham muito valor agregado, trazendo benefícios para os clientes. É uma abordagem que vai além da parte estética e tenta sempre, de forma inovadora, ser funcional e fazer diferença na vida dos consumidores, seja este quem for.
Por ser uma metodologia simples e eficiente, muitas outras áreas pegaram os pilares principais do design thinking e começaram a implantá-las de forma adaptada às suas organizações, uma delas, sendo a área de gestão de pessoas, tendo como foco o bem-estar dos colaboradores e um clima organizacional saudável. Vamos pensar nos clientes como sendo os colaboradores e o produto/serviço como a solução para suas questões no ambiente de trabalho.
Essa prática pode trazer diversos benefícios como:
Um melhor conhecimento do cliente;
Diversidade de ideias e maior chance de inovação;
Fortalecimento de equipes e melhor entrosamento entre setores;
Redução de custos com consultores externos;
Melhora o employer branding;
Cria um ambiente profissional seguro.
Como o design thinking funciona
Primeiro, é preciso saber que o design thinking está dividido em três pilares principais, sendo eles a empatia, a colaboração e a experimentação.
Empatia: a ideia de empatia é fundamental para a aplicação da metodologia, é a partir dela que é possível focar no cliente. As pessoas que estão desenvolvendo o produto ou serviço, devem de fato se colocar no lugar do consumidor para assim criar uma solução de fato eficaz. Na gestão, se você quer resolver o problema de um colaborador, deve se colocar no lugar dele e encontrar uma resolução para ele e não para outros. Alguns profissionais indicam que uma técnica para praticar a empatia é, de fato, fazer o trabalho de alguém ou parte de uma equipe por um dia, e assim entender melhor o que precisa ser feito.
Colaboração: para as soluções serem de fato inovadoras, é necessário inovar a forma de se pensar, assim, se na sua organização, os problemas sempre são solucionados pelo mesmo grupo de pessoas, que dizer que as propostas ficam limitadas a opinião desses mesmos. O design thinking acredita em uma solução multidisciplinar, ou seja, pessoas de diferentes áreas e com diferentes opiniões se juntando para a resolução de uma questão em comum, em busca de ideias e formatos inovadores. Uma dica é procurar saber a opinião de diversos colaboradores sobre um problema, ou até mesmo a criação de grupos focais com pessoas de diferentes equipes e setores para que juntas o resolvam.
Experimentação: essa metodologia entende que erros são comuns é por isso ela incentiva os testes, ao invés de gastar tempo criando o produto perfeito, ela sugere que assim que se tiver algo viável, que seja implantado e conforme as pessoas forem testando e problemas forem surgindo, esses sejam consertados.
Com esses três conceitos sempre em mente, podemos seguir para a próxima parte, que é, de fato criar novas soluções, essa segunda etapa é dividida, confira:
Imersão: aqui é onde a equipe deve se colocar no lugar do cliente (colaborador) em relação ao problema, esse é o momento de reunir todas as informações relevantes, procurar tendências e oportunidades, além de conversar com as pessoas envolvidas e levantar os dados necessários.
Ideação/brainstorming: momento da “chuva de ideias” onde deve ser considerado todas as abordagens para a questão, o líder deve incentivar a equipe a pensar em soluções sem medo de errar.
Prototipagem: hora de definir quais ideias são as mais benéficas e têm a maior chance de darem resultados positivos, o que estava apenas no campo de ideias deve ser transformado em ações, é aqui que criamos um esboço da ação que será feita.
Testes: hora de pôr em prática o que criamos na etapa anterior, devemos aplicar e então analisar se as ações estão tendo os resultados esperados e qual o feedback de outras pessoas sobre elas. Sempre que problemas forem encontrados devem ser feitos os ajustes e correções o mais depressa possível.
Se estivéssemos falando de um produto, aqui seria a hora do lançamento, porém na gestão, depois de aplicada uma ação só devemos analisá-la e buscar pela melhoria contínua da mesma. Ao utilizar o design thinking na sua organização é possível encontrar soluções inovadores e criar processos mais funcionais e alinhados aos objetivos da empresa e colaboradores. Com o tempo, essa metodologia se torna um mindset coletivo, que estimula a criatividade e a comunicação.
Thaisa Grossmann - Criação de Conteúdo Brasil Convênios.