Como promover a diversidade cultural dentro das empresas

Promover a diversidade cultural dentro das empresas é de extrema importância e necessidade, essa ação colabora para o enriquecimento da cultural organizacional, assim como para a inovação, pois, cada vez que uma empresa garante equipes com pessoas de diferentes origens, orientações ideológicas e histórias de vida, muito além apenas de condições sociais, de gênero e físicas distintas, essa organização abre uma porta importante para um universo de possibilidades, desenvolvimento de novos conhecimentos, diferenciais e ideias compartilhadas por diferentes pessoas. Ideias, que podem também ser voltadas e utilizadas para o lucro e o aumento da produtividade.

Cada vez mais, o investimento na diversidade cultural aumenta dentro das empresas, sendo considerado uma tendência no mercado de trabalho.

O setor de RH, é o responsável pelas contratações, além disso, deixou de ser apenas um setor que cuida de tarefas administrativas e burocráticas, sendo assim, um dos principais setores que ajudam no desenvolvimento do capital humano dentro da empresa. Mas também não é a única área que deve se responsabilizar ou estar envolvida com este projeto.

A diversidade cultural só irá se desenvolver se estiver em todos os setores e processos da empresa e se seus líderes estiverem dispostos e engajados, e assim, consequentemente, envolver todos os colaboradores. Existem alguns fatores diversos para que ocorra a diversificação cultural em uma equipe e tipos de características que diferenciam um dos outros.

Tipos de diversidade

A partir da implementação da Lei nº 8.213, de julho de 1991, obriga empresas com mais de 100 colaboradores a terem um preenchimento de 2% a 5% das vagas com reabilitados ou indivíduos com deficiência.

Com isso, deve-se relembrar que o conceito de diversidade faz referência a um conjunto de pessoas com características e qualidades que se diferem dos demais, que integram grupos culturais também distintos.

Sendo assim, uma equipe diversificada pode ser compreendida por profissionais que apresentam diferentes:

  • Culturas;

  • Religiões ou crenças distintas;

  • Etnias;

  • Estado civil;

  • Necessidades especiais ou deficiência física;

  • Idades;

  • Gêneros e orientação sexual;

  • Classes sociais.

A implantação e criação de um programa, cujo acolha a diversificação de perfis de indivíduos, deve ser algo verdadeiro e que tenha impacto na cultura da empresa.

Como reduzir a discriminação no ambiente corporativo

Por conta de diversos fatores culturais e históricos impostos, infelizmente ainda, estamos propensos a realizar um pré-julgamento das pessoas que não conhecemos ou sabemos algo a respeito.

Ao analisarmos nosso senso crítico e reconhecermos que esse hábito pode ser algo discriminatório, conseguimos nos policiar mediante nosso comportamento.

Dentro das empresas, é necessário que o RH tenha o entendimento de que esse comportamento pode gerar conflitos, causando consequências para os envolvidos e para a organização.

A maior responsabilidade para o setor de RH, é a elaboração de medidas de implementação em prol da diversidade e sem qualquer indício de discriminação étnica ou cultural, entre elas podemos citar:

Implementação de políticas de diversidade e inclusão: primeiramente, observe e faça um levantamento de quão diversificada sua empresa é. Após isso, o RH pode desenvolver treinamentos, palestras específicas e dinâmicas que trabalhem a inclusão no ambiente empresarial;

Melhorar a comunicação: por meio de ações de comunicação internas, propondo como objetivo, a ramificação da cultura de diversidade entre os colaboradores, além de reforçar os valores da organização. É necessário que essa troca ocorra, aumentando a empatia e proximidade da equipe, além de render aprendizado a todos.

Vivemos em um mundo globalizado, onde não existe mais espaço para organizações que não apliquem a diversidade cultural em seus valores humanos e corporativos, portanto ter esses fundamentos enraizados na cultura organizacional de uma empresa, mostrando que ela se preocupa em exercer seu papel diante da sociedade é importante. 

Além disso, a diversidade cultural, traz a oportunidade de poder contar com uma equipe diversificada para o alcance de resultados incríveis, além de proporcionar troca de conhecimentos e vivências, sendo uma estratégia eficaz na atração dos melhores profissionais para o seu negócio.

Lucas Quint - Produção de conteúdo Brasil Convênios.

Anterior
Anterior

Saúde mental e ambiente de trabalho

Próximo
Próximo

Como ser mais produtivo no trabalho