Como ser mais produtivo no trabalho

O índice de produtividade está diretamente relacionado com muitos fatores do dia-dia, como por exemplo: nosso ambiente de trabalho, colegas da corporação, nossas prioridades, prazos, e até mesmo a saúde. Portanto, é necessário mais do que apenas a influência desses fatores para se tornar um indivíduo produtivo, é preciso também que ocorram mudanças nos hábitos, que devem ser realizadas por nós mesmos.

Afinal, ser um colaborador produtivo é uma característica muito valorizada pelas empresas, por serem mais focados, consequentemente desenvolvem melhor suas atividades.

Mas o que é produtividade?

Produtividade não é realizar qualquer atividade para se manter ocupado, mas sim realizar e produzir atividades com qualidade, alcançando resultados e objetivos.

Portanto, se você tem interesse em como ser mais produtivo no trabalho, acompanhe nossas dicas a seguir e coloque-as em prática em seu dia-dia durante sua performance profissional:

  • Planejamento: você tende a perder um tempo muito precioso ao chegar no trabalho e não saber as tarefas que precisam ser feitas, com isso economizar tempo é um fator com alto diferencial para o aumento da produtividade no ambiente de trabalho.

    Planejar seus afazeres e compromissos com antecedência durante a semana, lhe poupará tempo, além de evitar que nada possa ser entregue atrasado ou esquecido.

  • Evite muitas tarefas ao mesmo tempo: realizar muitas tarefas ao mesmo tempo, sem um foco específico, tende a diminuir a qualidade no momento de realização, além de ficar muito mais propenso a erros e correr o risco de atrasar a entrega por conta da mudança de contexto de uma atividade para outra. Negue atividades, caso sinta-se muito sobrecarregado, porém, nunca deixe de oferecer ajuda mais tarde, ao finalizar suas obrigações. 

  • Trace metas para cumprir diariamente: ao começar sua jornada de trabalho, trace metas diárias para se cumprir naquele dia. Através de um checklist, você se mantém organizado e prioriza tarefas mais urgentes.

    Indicamos uma ferramenta organizacional para seu planejamento, o Trello, com ele você estipula prazos, cria quadros com suas atividades, pode expor o status da tarefa, entre outras demais funções para você manter a organização das suas atividades.

  • Manter seu ambiente de trabalho organizado: além de ordenar suas atividades diárias, outra dica para o aumento da produtividade é: manter seu ambiente de trabalho organizado, pois, quando o seu local de trabalho se encontra devidamente organizado, com as coisas em seu devido lugar, você aproveita melhor o seu espaço evitando se perder em meio a tantos itens espalhados.

 

  • Não procrastinar: mais uma dica importante é: não procrastinar suas atividades. O ato de procrastinação significa, deixar um acúmulo de tarefas para a realização para mais tarde ou posteriormente. Sabendo disso, evite adiar suas tarefas, busque concluir suas obrigações o quanto antes para não acumular.

    Com isso, você evita ter que fazer tudo de última hora e evita prejudicar a qualidade das entregas de seus afazeres.

  • Realize pausas durante o expediente: durante um expediente, não se recomenda estar totalmente dedicado às atividades todo tempo. Realize pausas curtas de cerca de 5 a 10 minutos, respire, estique as pernas, alimente-se, beba água, faça algo que te deixe mais confortável nesse meio tempo, pois isso fará muita diferença em seu desempenho após esse descanso e a sua produtividade agradece.

Após mais um dia de trabalho, não leve atividades para desenvolver em casa, descanse. Com essas dicas sendo realizadas, você evita o acúmulo de tarefas, não tendo a necessidade de usar tempo fora do expediente para realizá-las, além de melhorar substancialmente sua performance profissional e o seu índice de produtividade.

Como você avalia a sua produtividade no trabalho?

Não fique se questionando. Lembre-se que não importa o quão produtivo você possa ser, sempre haverá oportunidades para evoluir e aumentar o seu nível de produção. Primeiramente, você deve ser bem orientado para a apresentação de resultados, o restante é baseado em estratégias, atitudes e pensamentos que ajudarão a manter o foco e com intuito de alcançar maiores resultados.

Lucas Quint - Produção de conteúdo Brasil Convênios.

Anterior
Anterior

Como promover a diversidade cultural dentro das empresas

Próximo
Próximo

Diferença: chefe e líder