Diferença: chefe e líder

Qual a diferença de chefe e líder? São considerados termos semelhantes, por conta de serem palavras que remetem a autoridade e comando, mas acabam se diferindo em alguns aspectos, entre eles: na metodologia, no ambiente organizacional e até mesmo nos termos de liderança. Enquanto o ‘chefe’ prefere agir através de autoridade e ordens, um ‘líder’ busca se preocupar com o compartilhamento de conhecimentos, experiências, sempre buscando o incentivo, visando cativar seus funcionários da melhor forma possível. Sendo assim, pode-se concluir que isso faz toda a diferença no rendimento dos colaboradores e nos resultados corporativos de uma organização.

Em algum momento, faz-se necessário o treinamento de colaboradores, para que caso venham a assumir um papel de líder, estejam de prontidão e preparados para assumir essa responsabilidade, pois o mesmo deverá ter conhecimento de como lidar com as pessoas e extrair o máximo de cada uma delas da melhor forma. Atualmente, pode parecer considerado pejorativo se referir a um superior, fazendo uso do termo ‘chefe’, notando-se que a palavra tem um cunho negativo para muitos, assim, também pode se perceber que funcionários encarregados de determinado departamento, coordenadores, supervisores e afins são nomeados como ‘gestores’.

A dúvida surge, por tratar-se de termos que remetem ao comando, mas como pode se ler anteriormente, possuem uma grande diferença. A seguir explicamos com maiores detalhes sobre a função, forma de agir, comando exercido por cada uma dessas personas e a diferença entre elas, confira:

 

O que é um chefe?: um chefe é considerado um indivíduo que tem autoridade dentro de uma hierarquia, um papel de extrema importância, porém tendo alguns parâmetros exaltados, como implementação do medo para com os outros, focando apenas em resultados.

Um colaborador para um chefe, trata-se apenas de um subordinado que deve seguir ordens e efetuar tarefas sem questionamento, sendo assim, devido ao autoritarismo imposto e a postura questionável, costumam gerar desconforto e medo nos funcionários, não os deixando confortáveis para relatar problemas corporativos, tirar dúvidas sobre alguma atividade ou até mesmo pedir conselhos profissionais.

Em contexto histórico, no período em que ocorreu a Revolução Industrial, era necessário a presença de um supervisor nas linhas de produção, para analisar e garantir o bom e efetivo cumprimento das tarefas. O sucesso dependia exclusivamente da pressão e cobrança imposta pelos supervisores para com os funcionários.

 

O que é um líder?: um líder é uma figura de inspiração, é a pessoa que lidera e principalmente motiva sua equipe, aquele que segue o mesmo caminho juntamente ao seu time. Assim, com o respeito conquistado, o líder acaba passando um sentimento muito maior que o medo imposto pelo chefe a seus colaboradores, e tudo isso através de um ambiente democrático, o líder preza pelo bem-estar coletivo buscando sempre a melhor maneira para a obtenção de resultados positivos.

O poder imposto pelo líder sobre os colaboradores se trata de influência, portanto a capacidade de fazer com que as pessoas realizem suas atividades e tarefas acontece a partir da comunicação e do trabalho em equipe, diferentemente do caso de um chefe autocrático.

O líder, preza sempre pela empatia com as pessoas, proporcionando o desenvolvimento e autoconhecimento dos colaboradores, e vive constantemente em um processo de aprendizagem, isso faz com que uma melhor gestão seja criada, agradando a todos de maneira satisfatória.

 

Mas qual a maior e real diferença entre chefe e líder?: anteriormente explicamos sobre cada um dos termos e seus diferenciais em forma de agir para como superior com seus colaboradores, a maior diferença entre os dois está em relação ao poder exercido.

Um chefe, tende a ser autocrático com seus subordinados, exercendo seu poder de forma com que gere medo.  Já o líder exerce uma relação de poder democrático com qualquer pessoa.

Se o chefe possui a necessidade de mandar, cobrar e pressionar os seus subordinados a concluírem o seu trabalho, um líder inverte esse papel, fazendo um acompanhamento de perto durante todo o processo com as pessoas ao seu redor. Mais uma diferença entre líder e chefe que é interessante citar, seria que o líder não precisa necessariamente estar no topo de uma hierarquia para lhe darem ouvidos ou para que as pessoas sigam o seu direcionamento, se caso ele ocupe um cargo de chefia, o líder será a pessoa que sempre estará disposta para servir a todos.

Lucas Quint - Produção de conteúdo Brasil Convênios.

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