Tendências para o setor de RH em 2022

Você já pensou quais são as principais tendências para o setor de Recursos Humanos em 2022? 

Com a pandemia do Covid-19 podemos dizer que todos os setores de uma empresa foram atingidos, mas em especial, o RH. Os profissionais de recursos humanos enfrentaram grandes desafios nesses tempos complicados, procurando como engajar colaboradores a distância, manter a equipe unida, entender como trabalhar home office e assim orientar, oferecer o melhor para suprir as novas necessidades que surgiram de cada profissional e muito mais. E para o ano que vem, o que podemos esperar?

Conforme as mudanças forem ocorrendo no mercado de trabalho, o departamento de RH será impactado diretamente com elas, fazendo-se necessário para adaptação, o uso de novas ferramentas para a gestão de pessoas, treinamentos e modelos para desenvolvimentos inovadores, como, por exemplo, a utilização de sistemas automatizados, que buscam cada vez mais tornar a jornada de trabalho prazerosa tanto para os colaboradores quanto ao próprio profissional de RH.

Confira abaixo algumas das principais tendências de 2022 para esse setor tão importante que é o Recursos Humanos:

  • People Analytics: é um termo já conhecido entre profissionais do setor de RH, que ainda deve ganhar mais espaço nesse novo ano de 2022. Trata-se de uma análise individual dos colaboradores, utilizada para acompanhamento de performances e posteriormente avaliações dos funcionários. Essa tendência permite que os profissionais de RH busquem por novas estratégias de gestão para aumentar a qualificação e engajamento dos colaboradores e garantir a satisfação profissional. É uma das maneiras mais eficazes de melhorar o recrutamento e seleção, encontrando candidatos que combinem perfeitamente com a oportunidade oferecida.

  • Automatização de feedbacks: os feedbacks são instrumentos poderosos de interação e acompanhamento para entender o ambiente de trabalho, com o uso deles consegue-se medir a satisfação dos colaboradores, além de ser importante para citar pontos positivos e negativos das atividades que eles vêm desempenhando. A partir dessa prática, diversos planos de ação são pensados e possivelmente medidas para melhorias são implantadas. Em 2022, eles voltam, mas um pouco diferentes, a tendência é que através de ferramentas automáticas de feedback, como, por exemplo plataformas, os profissionais de RH otimizem esse trabalho.

  • Gamificação: apontada como tendência em vários setores do mercado e crescendo muito e principalmente, em treinamentos organizados pelos profissionais de RH, consiste em utilizar técnicas de jogos para o envolvimento e estímulo de pessoas para desenvolverem determinadas ações e aumentarem seu engajamento. 

  • Treinamentos online: essa tendência teve um aumento significativo em 2020, e que segue como uma das principais tendências para 2022. Os treinamentos online começaram a ganhar força devido ao distanciamento social implantado em necessidade por causa do Covid-19. Esses treinamentos possuem praticidade e comodidade na aplicação e apresentam a mesma eficácia que os presenciais. Os profissionais de RH podem investir em cursos e treinamentos online, garantindo a capacitação dos colaboradores que fazem parte da empresa.

  • Atividades home office e trabalho híbrido: mais uma tendência que se espera alavancar em 2022, pois os colaboradores que atuam em escritórios possuem menos dificuldades na adaptação de suas atividades para home office. Isso pode trazer benefícios para a empresa como; redução de custos operacionais; permitir o recrutamento de pessoas que moram longe e até mesmo aumento de produtividade. Os profissionais de RH podem equilibrar a jornada de seus colaboradores em home office e trabalho presencial, dessa maneira, colocando a possibilidade dos mesmos exercerem o trabalho híbrido. 

As tendências para o setor de Recursos Humanos podem fazer a diferença para a sua organização, pois, além de melhorar a produtividade, a empresa como um todo é beneficiada por estas práticas, tornando-se engajada e inovadora.

Lucas Quint - Produção de conteúdo Brasil Convênios.

Anterior
Anterior

Diferença: chefe e líder

Próximo
Próximo

Como os benefícios podem ajudar na retenção de talentos