Conheça a metodologia OKR

OKR (Objectives and Key Results ou em português Objetivos e Resultados-Chave) é uma metodologia para a gestão que foi criada por Andrew Grove (ex-CEO da Intel) com o intuito de definir o que a empresa quer alcançar, seu objetivo principal e caminhos a tomar.

O OKR é de fácil implementação e pode ser usado por pequenas, médias e grandes empresas, como o Google, que o utilizava quando tinha 40 funcionários em 1999 e ainda usa nos dias de hoje, com mais de 60 mil.

Um estudo conduzido pela Leadership IQ com cerca de 400 empresas mostra que apenas 15% dos colaboradores acreditam que suas ações tem impacto direto na empresa, por isso que a comunicação e o alinhamento são alguns dos pilares da metodologia OKR, pois incentiva o trabalho em equipe e aumenta o engajamento, o que ajuda a empresa a se adaptar de forma rápida a novos mercados e vencer desafios. 

Utilizar dessa metodologia traz diversos benefícios, como:

  • Alinhamento entre gestores e colaboradores;

  • Melhora a comunicação interna;

  • Facilidade em transmitir a cultura da empresa;

  • Aumenta o foco das equipes;

  • Estimula a produtividade;

  • Mostra ao colaborador como suas ações e opiniões podem impactar positivamente a empresa.

Objetivos e resultados-chave

Objetivos: os objetivos da empresa devem ser específicos e comunicados a toda a equipe, como forma de gerar motivação e engajamento, pode parecer básico, mas ter seus objetivos bem expostos ajuda a focar em como alcançá-los, os objetivos podem ser aspiracionais ou não, ou seja, podem ser desde “criar uma comunicação no trabalho mais eficiente” até “dobrar a carteira de clientes em dois meses” por exemplo, o importante é que eles sejam qualitativos. Cada objetivo tem seus resultados-chave, entre três a cinco.

Resultados-chave: os resultados são a forma como monitoramos nossos objetivos, é importante que eles sejam baseados em números e métricas pré-estabelecidas. Envolve toda a parte de planejamento e serve de parâmetro do quanto a empresa está perto de alcançar a meta.

É importante que cada resultado tenha um responsável principal, e você pode distribuir pela equipe que será responsável por qual, essa pessoa também deve monitorá-los e fazer os relatórios sobre o mesmo.

Um exemplo de objetivo e seus resultados-chave: 

O-1: Aumentar as vendas em 20%;

KR-1: Dobrar as ligações e e-mails de prospecção;

KR-2: Fazer 5 parcerias com outras empresas;

KR-3: Aumentar o investimento em mídias pagas.

É importante lembrar que nessa metodologia os objetivos não são inteiramente estabelecidos pelos líderes, é utilizada o método top-down e bottom-up, onde 40% dos objetivos são criados por líderes e gestores e o resto pelo restante da equipe de colaboradores, esse formato é usado para garantir que todos os pontos de vista sejam considerados e que a equipe esteja de fato envolvida nos procedimentos da empresa. 

O tempo para a realização dos objetivos também deve ser levado em consideração, essa é uma metodologia de prazos curtos, trabalhar com objetivos trimestrais pode ser uma boa forma de começar. Outro ponto importante é a transparência das informações e resultados para os colaboradores, já que se todos devem trabalhar focados em um mesmo objetivo, as metas para que isso aconteça devem estar bem claras.

Aplicar essa metodologia é um meio comprovadamente eficaz de melhorar a gestão da empresa. Gestores que a adotam devem lembrar dos benefícios que podem conquistar e o caminho certo para alcançá-los. 

Thaisa Grossmann - Produção de Conteúdo Brasil Convênios.

Anterior
Anterior

Como lidar com crises

Próximo
Próximo

Dicas de comunicação para o ambiente de trabalho