Dicas de comunicação para o ambiente de trabalho
A comunicação é um dos valores que mais deve ser almejado e praticado pelas empresas, um time que sabe se comunicar, entre si com o exterior tende a prosperar mais do que os que têm falhas nesse sentido. A comunicação é a base de toda a sociedade, e não seria diferente dentro das organizações, é por meio delas que podemos mostrar nossos objetivos, metas e cultura organizacional.
Uma comunicação empobrecida pode trazer diversos malefícios e afetar até mesmo os lucros da empresa, enquanto uma que preza a boa comunicação usufrui do bom relacionamento entre colaboradores, maior segurança, já que os colaboradores confiam na empresa para relatar e resolver problemas, as empresas que criam esse canal entre gerenciamento e trabalhadores também conseguem reter mais talentos, tem melhor gerenciamento de planos de carreira, e contornar crises mais rapidamente, além de, é claro, aumentar a produtividade e ter facilidade para desenvolver ações estratégicas.
Uma boa comunicação se baseia em três pilares, ela deve ser:
Facilmente compreendida, tendo clareza em suas informações;
Bidirecional, ou seja, deve abrir espaço para respostas, a troca de informações é importante;
Deve ter o intuito de solucionar conflitos e não causar mais.
Como melhorar a comunicação no ambiente de trabalho?
Existem diversas maneiras de desenvolver uma comunicação mais efetiva no ambiente de trabalho, confira algumas:
Conheça o perfil dos colaboradores e equipes que recebem a informação, é preciso conhecer eles e como a mensagem vai ser melhor absorvida pelos mesmos, qual o melhor canal de comunicação e linguagem utilizada;
Promova a integração de diferentes setores da empresa; incentivar que diferentes setores da empresa se relacionem ajuda a desenvolver a comunicação e melhora o clima organizacional de toda a empresa;
Crie um ambiente saudável para a comunicação, boa parte da comunicação saudável no ambiente de trabalho está no ato de ouvir o que os colaboradores têm a dizer, seja sobre processos, o ambiente ou até outras pessoas, e qual ação tomamos diante dessas informações, mas para que isso aconteça é preciso que os colaboradores saibam que a gestão (com o apoio do RH) está aberta a ouvir e resolver suas questões;
Realize reuniões eficazes e frequentes, ao invés de reuniões mensais, tente fazer reuniões semanais ou quinzenais, essa frequência da troca de informações ajuda a manter todas as partes bem informadas sobre o que anda acontecendo na empresa, além de melhorar o relacionamento entre colaboradores e gestão e solucionar problemas mais rapidamente. É interessante também ter um horário semanal reservado para reuniões individuais para os colaboradores que precisarem conversar;
Tente não se comunicar sobre o trabalho após o expediente, uma boa comunicação de trabalho deve buscar melhorar o equilíbrio entre vida pessoal e de trabalho, muitas pessoas não conseguem se desligar de mensagens e e-mails então o exemplo deve vir dos gestores ao colocar esses limites.
Além dessas formas, também é possível utilizar do endomarketing para estabelecer uma melhor comunicação com os trabalhadores, principalmente quando se trata do compartilhamento de novas informações, regras ou eventos e datas comemorativas, como feriados, aniversário e aniversários de empresas. Sugerimos alguns canais que podem ser explorados, dependendo da necessidade da organização, confira:
Jornal corporativo;
Revista corporativa;
Boletim impresso;
Jornal, revista ou boletins virtuais;
Newsletter;
Jornal mural;
Faixas e cartazes;
Site da empresa;
Intranet;
Mídias sociais.
A boa comunicação traz benefícios para todos, então cabe aos gestores fazer uma análise de como anda esse aspecto na organização e como pode ser melhorado caso necessário.
Thaisa Grossmann - Produção de Conteúdo Brasil Convênios.