Dicas de comunicação para o ambiente de trabalho

A comunicação é um dos valores que mais deve ser almejado e praticado pelas empresas, um time que sabe se comunicar, entre si com o exterior tende a prosperar mais do que os que têm falhas nesse sentido. A comunicação é a base de toda a sociedade, e não seria diferente dentro das organizações, é por meio delas que podemos mostrar nossos objetivos, metas e cultura organizacional. 

Uma comunicação empobrecida pode trazer diversos malefícios e afetar até mesmo os lucros da empresa, enquanto uma que preza a boa comunicação usufrui do bom relacionamento entre colaboradores, maior segurança, já que os colaboradores confiam na empresa para relatar e resolver problemas, as empresas que criam esse canal entre gerenciamento e trabalhadores também conseguem reter mais talentos, tem melhor gerenciamento de planos de carreira, e contornar crises mais rapidamente, além de, é claro, aumentar a produtividade e ter facilidade para desenvolver ações estratégicas.  

Uma boa comunicação se baseia em três pilares, ela deve ser: 

  • Facilmente compreendida, tendo clareza em suas informações; 

  • Bidirecional, ou seja, deve abrir espaço para respostas, a troca de informações é importante; 

  • Deve ter o intuito de solucionar conflitos e não causar mais. 

Como melhorar a comunicação no ambiente de trabalho? 

Existem diversas maneiras de desenvolver uma comunicação mais efetiva no ambiente de trabalho, confira algumas: 

  • Conheça o perfil dos colaboradores e equipes que recebem a informação, é preciso conhecer eles e como a mensagem vai ser melhor absorvida pelos mesmos, qual o melhor canal de comunicação e linguagem utilizada; 

  • Promova a integração de diferentes setores da empresa; incentivar que diferentes setores da empresa se relacionem ajuda a desenvolver a comunicação e melhora o clima organizacional de toda a empresa;

  • Crie um ambiente saudável para a comunicação, boa parte da comunicação saudável no ambiente de trabalho está no ato de ouvir o que os colaboradores têm a dizer, seja sobre processos, o ambiente ou até outras pessoas, e qual ação tomamos diante dessas informações, mas para que isso aconteça é preciso que os colaboradores saibam que a gestão (com o apoio do RH) está aberta a ouvir e resolver suas questões;

  • Realize reuniões eficazes e frequentes, ao invés de reuniões mensais, tente fazer reuniões semanais ou quinzenais, essa frequência da troca de informações ajuda a manter todas as partes bem informadas sobre o que anda acontecendo na empresa, além de melhorar o relacionamento entre colaboradores e gestão e solucionar problemas mais rapidamente. É interessante também ter um horário semanal reservado para reuniões individuais para os colaboradores que precisarem conversar; 

  • Tente não se comunicar sobre o trabalho após o expediente, uma boa comunicação de trabalho deve buscar melhorar o equilíbrio entre vida pessoal e de trabalho, muitas pessoas não conseguem se desligar de mensagens e e-mails então o exemplo deve vir dos gestores ao colocar esses limites.   

Além dessas formas, também é possível utilizar do endomarketing para estabelecer uma melhor comunicação com os trabalhadores, principalmente quando se trata do compartilhamento de novas informações, regras ou eventos e datas comemorativas, como feriados, aniversário e aniversários de empresas. Sugerimos alguns canais que podem ser explorados, dependendo da necessidade da organização, confira: 

  • Jornal corporativo; 

  • Revista corporativa; 

  • Boletim impresso; 

  • Jornal, revista ou boletins virtuais; 

  • Newsletter; 

  • Jornal mural; 

  • Faixas e cartazes; 

  • Site da empresa; 

  • Intranet; 

  • Mídias sociais. 

A boa comunicação traz benefícios para todos, então cabe aos gestores fazer uma análise de como anda esse aspecto na organização e como pode ser melhorado caso necessário.  

Thaisa Grossmann - Produção de Conteúdo Brasil Convênios.  

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