Datas comemorativas, sazonais e promocionais: como aproveitá-las

Você sabe o que o Dia das Mães, Natal, Páscoa, Black Friday, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e tantas outras datas comemorativas possuem em comum? Todas são consideradas datas de extrema importância para o comércio, porque são oportunidades únicas para atrair a atenção do consumidor e vender mais. Além das tradicionais datas já conhecidas pelo público, existem ainda as datas consideradas sazonais e as promocionais. Momentos que o varejo também deve levar em consideração na hora de criar o seu calendário comercial. Mas não sabe ainda qual a diferença entre essas datas ou de como aproveitá-las? Então, continue lendo essa matéria para compreender melhor esse tema e aprender a montar um calendário comercial eficiente.

Primeiro, vamos entender melhor quais são os três tipos de datas e suas especificações para poder criar ações especiais para cada uma delas. As datas comemorativas são as mais conhecidas e são as que já foram citadas no início dessa matéria. Como o próprio nome sugere, são datas que celebram o dia de alguém, como de um profissional ou personalidade, momentos históricos e celebrações religiosas. Já as datas sazonais são consideradas temporárias, mas que ganham relevância na mídia e alavancam as vendas como o Dia do Consumidor, Dia do Solteiro e Semana do Brasil. E por último, mas não menos importante, as datas promocionais são as criadas em específico pelas marcas para informar os consumidores dos seus produtos e não precisam estar ligadas as datas sazonais ou comemorativas.

O Brasil possui um forte mercado voltado para as vendas em datas comemorativas, com cada mês possuindo uma série de datas especiais onde o varejo pode aproveitar para criar campanhas a fim de aumentar as vendas. Porém, antes de sair criando ações para essas datas é preciso tomar alguns cuidados como notar junto com os setores de marketing e vendas como o negócio se comporta ao longo do ano, identificar as datas de sazonalidade, qual o fluxo de vendas e conhecer muito bem o público, para conseguir descobrir quais datas são mais significativas para o seu negócio. Vale destacar que não é preciso criar ações especiais em todas as datas que acontecem durante o ano. Afinal, por conta das particularidades de cada segmento nem todas farão sentido para o seu negócio e o seu público.

Além de saber da diferença entre as datas, é importante destacar algumas das vantagens de se aproveitar esses momentos. As datas comemorativas são ótimas oportunidades para fortalecer a marca, aumentar o vínculo com os clientes, vender mais e fidelizar. Já com as campanhas sazonais os empreendedores não sofrem com mercadorias paradas e promovem um melhor giro de estoque. Com as campanhas promocionais é possível alcançar um maior número de pessoas, manter o interesse dos clientes, reposicionar uma marca no mercado e aumentar a confiança na empresa. Lembrando que todas as campanhas devem ser bem planejadas porque são formas de potencializar o relacionamento junto aos seus parceiros e clientes, e cooperar para o crescimento dos negócios.

Confira algumas dicas para aproveitar ao máximo as datas comemorativas:

  • Crie um calendário de vendas: para montar um calendário comercial personalizado de sucesso é importante criar uma estratégia entendendo os momentos e datas que façam mais sentido ao seu negócio. Lembrando que nem todas as datas estarão alinhadas com o segmento do seu negócio, por isso a importância de se criar um cronograma personalizado. Também é aconselhado que ao criar o calendário anual de vendas os empreendedores busquem mesclar ambas as modalidades, intercalando as ações entre datas comemorativas, sazonais e promocionais para turbinar os lucros.

  • Crie suas próprias liquidações: conhecendo o público do seu negócio é possível criar ações atrativas e que os clientes valorizem. Algumas das ações que podem ser realizadas durante as campanhas promocionais são: investir em brindes, oferecer diferentes formas de pagamento e compras combinadas como pague um, leve dois. Lembre-se também da divulgação, afinal de nada adianta criar uma boa campanha e o público ficar sem conhecimento da ação que está em vigor.

  • Leve os eventos para o seu nicho: além de pensar nas datas comemorativas é importante identificar momentos-chaves para o seu nicho. Momentos-chaves são as datas que podem ser utilizadas como "gancho" para ações de ativação. Como exemplo, para uma floricultura, o Dia dos Namorados, é uma excelente oportunidade ligada ao segmento para colocar os produtos em evidência. Lembrando que a chave do sucesso para vendas em datas comemorativas é procurar sempre planejar com antecedência as promoções e campanhas, entendendo o que o público realmente precisa.

  • Prepare o estoque: uma das vantagens do planejamento de um calendário de datas comemorativas é a possibilidade de negociar condições especiais com os fornecedores. Mas é importante saber antes de lançar uma promoção a quantidade de produtos que será necessário ter em estoque. Mesmo que seja difícil acertar exatamente a quantidade, vale lembrar da máxima de que é melhor sobrar do que faltar na hora de planejar o estoque para uma ação. As campanhas promocionais também são uma ótima alternativa para desafogar o estoque e conseguir vender aqueles produtos que possuem um giro lento.

Por fim, é importante ter sempre em mente que de nada adianta ter um bom planejamento com várias ações promocionais para os consumidores, mas não levar em conta outros fatores como a utilização de mídias para divulgar os seus produtos/serviços e promoções, e a boa experiência de compra. Afinal, são vários os fatores que juntos e bem executados cooperam para o sucesso de um negócio.

 Amanda Zanluca - Produção de conteúdo Brasil Convênios.

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