Saiba como destacar a sua marca da concorrência

Um dos maiores desafios para quem possui um negócio é descobrir maneiras de como se destacar em relação à concorrência. Mas como destacar a marca no meio de tantos concorrentes? Como convencer os clientes de que o seu produto/serviço é melhor ou mais vantajoso do que o do concorrente? Para resolver essas questões a única alternativa para os empreendedores é buscar formas de inovar e se destacar no meio da multidão.

Investir em métodos e estratégias para alcançar a diferenciação é uma forma de consolidar a marca, além de também ganhar valor de mercado. Para isso, o primeiro passo é identificar e acompanhar a concorrência, observando as ações que adotam, os pontos positivos e negativos, a fim de conseguir desenvolver uma estratégia eficiente para o seu negócio. Mas vale ressaltar que antes de sair aplicando as estratégias dos concorrentes, é preciso tomar alguns cuidados como manter sempre o foco no cliente, investigando e conhecendo o seu público-alvo para só assim conseguir aplicar métodos que realmente darão resultados.

Por vivermos em um mundo que está em constante mudança, não é surpresa que o comportamento, desejos e necessidades dos consumidores também acabem mudando. Por isso, um negócio que pretende lucrar ao longo dos anos e se tornar forte no mercado, precisa se reinventar e acompanhar essas mudanças também. Valorizar e fazer o cliente se sentir especial por meio de uma comunicação direta, também é uma das ferramentas para chegar na diferenciação. E além de contar com a criatividade é preciso montar estratégias buscando a diferenciação.

Confira algumas táticas para quem busca destacar a sua marca dos concorrentes:

  • Atendimento humanizado/personalizado: sem dúvidas o atendimento é um dos principais pontos que influenciam na hora da compra de qualquer cliente. E seja tanto um atendimento positivo quanto um negativo, a experiência de ser atendido é capaz de mudar o pensamento de uma pessoa a respeito de determinada marca. Dessa forma, é primordial se atentar ao serviço de atendimento, porque os consumidores buscam ser tratados de forma única, tendo suas necessidades e dúvidas atendidas da melhor forma.

    Vale destacar que um bom atendimento vai além do requisito mínimo como ser bem-educado e tratar bem os clientes. Algumas maneiras de criar um atendimento humanizado/personalizado é customizar a linguagem, a forma de tratamento e os canais de comunicação. Lembrando que esses são alguns dos itens que agregam valor à empresa.

  • Posicionamento de marca: outra forma de se diferenciar dos concorrentes é ter uma marca que fica guardada nas "caixinhas mentais" dos consumidores, levando-os a sempre consumir o seu produto/serviço. Já publicamos em nosso blog uma matéria sobre a importância do posicionamento de marca e o que são essas "caixinhas mentais" dos consumidores, onde você pode compreender mais deste assunto, confira aqui.

    Para posicionar o seu negócio no topo da mente do público é preciso investir em estratégias como desenvolver logomarcas, cores, projeto arquitetônico e uma identidade forte e consistente. Afinal, os elementos estéticos carregam um grande impacto inicial e todos esses itens precisam estar de acordo com os valores e sensações que seu produto/serviço proporciona. O setor de marketing é um dos responsáveis por ajudar a fazer o seu negócio ganhar destaque pelo público e pelo mercado.

  • Comunicação com o cliente: manter uma relação de cordialidade e diálogo com o público também é uma forma de diferenciar o seu negócio. Consumidores preferem empresas em que podem confiar e manter uma comunicação mais direta e descontraída. Marcas que se posicionam dessa forma conseguem atrair mais público, sendo a boa comunicação com o cliente um dos fatores que geram impacto direto na lucratividade de um negócio. Algumas das formas de se comunicar com o cliente são: através de uma central de atendimento, pesquisa de opinião, caixa de sugestões e reclamações, comunicação pessoal e ouvidoria.

Amanda Zanluca - Produção de conteúdo Brasil Convênios.

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