Micro e pequenas empresas: vantagens de oferecer benefícios aos colaboradores
Apesar das micro e pequenas empresas se parecerem em suas características básicas, há uma sútil diferença entre elas. Segundo a Lei Complementar n.º 123/200, essa diferença está no faturamento anual, sendo considerado microempresa aquela que tem faturamento de até R$ 360 mil ou que emprega até 9 pessoas no comércio e serviços ou no setor industrial empregando até 19 pessoas. Já a pequena empresa é a que têm faturamento anual de até R$ 4,8 milhões por ano ou emprega de 10 a 49 pessoas no comércio e serviços ou de 20 a 99 pessoas no setor industrial.
Instituída em 2006, a Lei Geral das microempresas e empresas de pequeno porte oferece tratamento diferenciado e favorecido, além dessa categorização contribuir para o desenvolvimento dos pequenos negócios. Mas agora que já sabemos sobre a diferença na definição entre micro e pequenas empresas, vamos saber por que é essencial considerar a questão de montar planos de carreira oferecendo benefícios aos colaboradores, independente do porte do seu negócio.
Oferecer benefícios aos colaboradores não deve ser visto apenas como diferencial de grandes empresas, visto que essa prática fará com que os colaboradores se tornem mais dispostos para alcançar os objetivos e metas da organização, assegurando dessa forma o crescimento do negócio. Portanto, os benefícios devem ser vistos como um investimento no capital humano da organização e não como uma adoção de encargos pesados. Deve ser considerado como uma forma de dar sentido para o trabalho, reter talentos e traduzir a cultura da empresa.
Porém, escolher e implantar benefícios para os colaboradores nem sempre é uma tarefa fácil, sendo preciso analisar e planejar a política de benefícios de acordo com o porte e lucratividade do negócio. Pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), apenas o vale-transporte, FGTS, 13º salário e as férias são benefícios que devem ser oferecidos obrigatoriamente por todas as empresas. Mas ao investir em benefícios trabalhistas que vão além daqueles exigidos por lei, se torna uma forma da organização cuidar da saúde e bem-estar dos seus colaboradores. Alguns dos benefícios que as micro e pequenas empresas podem oferecer aos colaboradores são a assistência médica, cartão alimentação ou refeição, cartão farmácia, cartão combustível, plano de previdência privada, entre outros. Além do home office, que também pode ser considerado como um benefício aos colaboradores.
Confira algumas vantagens de micro e pequenas empresas investirem em benefícios para os seus colaboradores:
Motivação: disponibilizar benefícios extras aos funcionários é uma forma de incentivar o profissional a continuar se dedicando e buscando os melhores resultados para a organização. É através da prática de fazer o colaborador se sentir valorizado que a empresa conseguirá manter um bom clima organizacional, elemento tão importante para assegurar o crescimento do negócio. O Cartão Presente e o Cartão Farmácia são um dos benefícios que oferecidos farão seu colaborador perceber que a empresa o enxerga como pessoa e está preocupado com ele.
Redução da taxa de faltas: pensar em oferecer benefícios que promovam o bem-estar e saúde dos colaboradores contribuirá para que os funcionários se mantenham íntegros no dia a dia, evitando que os funcionários contraiam doenças. Consequentemente, essa prática reduzirá os afastamentos e faltas por problemas de saúde, sejam elas físicas ou mentais. Vale lembrar daquele famoso ditado popular que "é melhor prevenir do que remediar", máxima para compreender a importância de benefícios como assistência médica e convênios farmácias oferecendo a possibilidade de o colaborador cuidar da saúde de forma preventiva.
Otimização dos resultados e produtividade: quando o colaborador se sente como alguém importante para a organização, entendendo o seu significado, esse profissional começa a se interessar mais pela sua função. Ter um colaborador interessado é vantajoso para qualquer micro e pequena empresa que leva em consideração a otimização dos resultados e da produtividade. Afinal, este profissional acabará agindo com reciprocidade para com a empresa.
É importante lembrar que a contratação de benefícios deve ser sempre considerada como um investimento que está ligado diretamente ao crescimento da organização. Sendo assim, quanto mais a empresa promover o bem-estar dos seus colaboradores, mais motivado esse profissional ficará para se envolver no crescimento da empresa.
Amanda Zanluca - Produção de conteúdo Brasil Convênios.