Posicionamento de marca: o que é e como aplicar na sua empresa

Com o mercado cada vez mais concorrido e competitivo, é preciso saber destacar o seu negócio e uma das estratégias para isso é através do posicionamento de marca. Mas ao que se refere essa estratégia? O posicionamento de marca é o modo como você quer que sua marca seja reconhecida e lembrada pelos seus clientes. Uma preocupação que não deve ser levada em consideração apenas por grandes empresas, porque é o posicionamento de marca que definirá a tão importante reputação do seu negócio.

Simplificando, os consumidores ao buscarem por um produto olham para as marcas e as colocam em "caixinhas mentais", categorizando-as como marcas com que se relacionam e outras que rejeitam. Ou seja, para que o consumidor escolha a sua marca/produto para consumir e guardar em uma dessas "caixinhas mentais", dependerá exclusivamente da forma como sua marca se posiciona. Vale destacar que essa leitura de mercado é feita pelos consumidores de qualquer maneira, quer você queria ou não. Por isso, cabe a você decidir como quer que sua marca seja vista pelos seus clientes.

Ter um bom posicionamento de marca influencia diretamente nos fatores de sucesso, crescimento, percepção do público, transmissão do propósito da marca e permanência de um negócio no mercado. Além de outros benefícios como fidelização do cliente, controle da imagem, aumento da competitividade, conexão com o público, clareza nas decisões, maior credibilidade, crescimento da margem de lucro e aumento das chances de vendas, todas geradas por um posicionamento assertivo do seu negócio.

Vivemos na era da experiência do cliente, por isso o posicionamento de marca é tão importante para promover a visibilidade, conexão e engajamento entre os seus consumidores. Mas para fazer um trabalho consciente e eficaz de posicionamento para a sua marca, é preciso antes entender como fazer um bom planejamento. Algumas perguntas para responder e que ajudarão a definir o posicionamento são: quem é o seu público-alvo e quais são as suas necessidades? Qual problema o seu produto ou serviço soluciona? Qual o seu diferencial em relação à concorrência? 

Confira algumas dicas para criar uma estratégia de posicionamento de marca:

  • Conheça a audiência: antes de definir o posicionamento, procure compreender quem é o seu público. Dessa forma conseguirá oferecer aos seus clientes experiências melhores e mais personalizadas. Fazendo um mapeamento da sua audiência com as suas principais necessidades, conseguirá definir uma abordagem mais assertiva. Uma boa maneira de entender o perfil da sua audiência é através de uma pesquisa para montar a sua persona (personagem fictício que representa exatamente a pessoa que irá consumir seu produto ou serviço).

  • Segmente o público-alvo: após definir a persona do seu negócio, sabendo exatamente quem são os seus clientes (como o sexo, idade, classe social, grau de instrução e outras características), é hora de segmentar o público-alvo. É através da segmentação que há a possibilidade de identificar de que forma há lacunas no atendimento por parte dos concorrentes e assim ter a oportunidade de fazer o seu negócio cativar e conquistar a audiência.

  • Estabeleça vantagens competitivas: identifique quais são as vantagens competitivas do seu negócio. Em que aspectos você se diferencia dos seus principais concorrentes? O que você pode fazer que os outros não podem? Essas são algumas perguntas que ajudarão a estabelecer diferenciais competitivos, permitindo assim que o seu negócio seja diferente da concorrência e gere valor ao cliente fazendo com que ele tenha você como uma referência no produto ou serviço que vende.

Vale ressaltar que o posicionamento de marca não é uma ação excepcional que acontece de vez em quando, mas um processo contínuo que possibilitará estreitar os laços entre clientes e empresas, sendo esse um dos fatores primordiais para se ter um negócio de destaque. Para entender melhor como funciona na prática o posicionamento de marca procure por negócios de sucesso que tenham um bom posicionamento, alguns exemplos são a Coca-Cola, Dove, McDonald's, Starbucks, Amazon, entre outros.

Amanda Zanluca - Produção de conteúdo Brasil Convênios.

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