Desafios para a gestão de pessoas e como contorná-los
Quais são os desafios que os profissionais da área de gestão de pessoas e as empresas precisam estar atentos e preparados para o futuro do mercado de trabalho? Pandemia do coronavírus, isolamento social, transformação digital, trabalho remoto, mudanças na legislação, essas são apenas algumas das situações que enfrentamos e que trouxeram novas situações para o mundo que estávamos habituados. Diante de tantas transformações, é fundamental compreender e considerar quais são os principais desafios para a gestão de pessoas e dessa forma pensar em estratégias e ações que sejam apropriadas para o crescimento e sucesso dos negócios.
Mudar de RH Operacional para RH Estratégico, essa foi uma das principais mudanças que ocorreram no setor de Recursos Humanos. Onde o RH Operacional que tinha um caráter mais tradicional, executando funções burocráticas por meio de métodos padrões, passou a dar espaço para o RH Estratégico, um modelo de gestão que busca por potencializar processos e decisões por meio da tecnologia, indicadores e dados. Com essa mudança, a gestão de pessoas lida com o pilar mais precioso da empresa e para lidar com esses desafios é preciso profissionais abertos às tendências e inovações, conhecimento de mercado e criatividade.
Pensando em facilitar a perspectiva em identificar esses desafios para a área de gestão de pessoas, explicamos alguns desafios e ações para contorná-los:
Desenvolvimento de líderes: muitos consideram a liderança um talento nato assim como outros acreditam que podem ser treinados para se tornarem líderes. Porém, independentemente de como você considere um líder, o fato é que as empresas cada vez mais precisam de profissionais que possuam este perfil. E por isso, pode ser considerado como um desafio para a gestão de pessoas porque a solução não está em procurar melhores líderes contratando por novos profissionais, mas em reconhecer e investir nos talentos que já existem dentro da empresa.Vale ressaltar que para se tornar uma liderança é preciso desenvolver várias habilidades e para isso acontecer as empresas precisaram investir de forma profunda e intensa na formação desses líderes.
Algumas das ações que o setor de Recursos Humanos pode colocar em prática para preparar esses colaboradores para alcançar a liderança são: identificar quais as competências que podem ser trabalhadas, que necessitam de aprimoramento; desenvolver treinamentos com base nas competências desejadas para a formação de líderes; estimular a responsabilidade e a autogestão do colaborador; desenvolver as habilidades interpessoais e de relacionamento; implementar a cultura do feedback contínuo, entre outros.
Atração e retenção de talentos: esse é um dos maiores desafios para o setor de Recursos Humanos, sendo que a atração de talentos está muito mais ligada a imagem da organização e o quanto ela é atrativa para os profissionais, enquanto a retenção refere-se a reduzir o turnover. Ou seja, como fazer para que os colaboradores continuem trabalhando na empresa. Nesse fator fundamental para qualquer negócio, é preciso levar em consideração que com a evolução da sociedade, a transformação digital e a entrada de novas gerações no mercado de trabalho, agora é necessário muito mais do que oferecer apenas um bom salário, porque esses profissionais possuem anseios diferentes do que as gerações anteriores.
Para promover a atração e retenção de talentos, algumas das estratégias que podem ser colocadas em prática é a cultura organizacional; oferecer um bom pacote de benefícios corporativos, construir um ambiente de trabalho bom e agradável, criar planos de carreira, investir em inovação e tecnologia. Além dessas táticas, investir em treinamentos, na comunicação interna e na qualidade de vida dos colaboradores, estabelecer uma relação de confiança e saber escutar os funcionários, são outros pontos importantes que também precisam ser levados em consideração.
Experiência do colaborador: outro elemento fundamental e desafiador na estratégia de gestão de pessoas é o employee experience, que significa a experiência do colaborador. Atuando no engajamento dos funcionários, está diretamente ligado ao clima corporativo e a forma que a empresa transmite seus valores no cotidiano. Exigindo cada vez mais das empresas, diferenciais para que permaneçam competitivas no mercado, o employee experience é serve para engajar os colaboradores que são elementos fundamentais no crescimento dos negócios. Além de ser um diferencial, outros benefícios de incorporar essa prática é promover a marca empregadora (employeer branding), melhorar as relações interpessoais, diminuir taxas de turnover e absenteísmo, construir um ambiente corporativo favorável e reduzir os gastos com o setor de Recursos Humanos.
Investir no People Analytics buscando compreender os funcionários, praticar a meritocracia incentivando e valorizando os profissionais através de experiências positivas, investir em benefícios flexíveis, jornada e trabalho home office, fazer o desenho da jornada mapeando a vida dos colaboradores dentro da empresa, e desenvolver os liderados transferindo responsabilidades para os colaboradores são algumas das maneiras de implementar o employee experience e melhorar a experiência do colaborador dentro da organização.
Além destes desafios citados na matéria, existem muitos outros para a área de gestão de pessoas que assim como o desenvolvimento de líderes, a atração e retenção de talentos, e a experiência do colaborador, também estão ligados a questões como gestão de talentos, tecnologia e inovação. Porém, vale destacar que com um mercado que muda constantemente, é preciso que os profissionais além de estarem atentos aos desafios também entendam das tendências desse setor tão importante para as empresas. Dessa forma, conseguirá ter um RH mais inteligente e estratégico conseguindo atingir resultados surpreendentes.
Amanda Zanluca - Produção de conteúdo Brasil Convênios.