Employee Experience, o que é e como aprimorar
Traduzido como experiência do colaborador, o Employee Experience integra a estratégia de gestão de pessoas que espera fortalecer a conexão entre a marca e seus colaboradores.
É tudo que os colaboradores observam, pensam e sentem ao longo de seu relacionamento com a empresa. Já a mesma atua no engajamento feito, principalmente, por meio do alinhamento de valores e diálogo. A experiência do colaborador são os seus sentimentos em relação ao ambiente de trabalho e como a empresa transmite seus valores diariamente.
O mercado demanda cada vez mais diferenciais para que as organizações se mantenham em competição. Aprimorar o processo geracional tem mostrado para organizações que os funcionários são recursos fundamentais para o desempenho dos negócios. Por isso, elas começaram a adotar medidas capazes de engajar suas equipes.
O objetivo do Employee Experience é melhorar a rotina de todos, com uma liderança motivadora, ambiente agradável, plano de carreira, benefícios, etc. Essa experiência pode ser aprimorada de várias formas e depende diretamente do perfil de seus colaboradores e recursos disponíveis. Existem boas práticas que podem ser reproduzidas e devem ser medidas por meio de pesquisas internas para serem otimizadas.
Quais são os benefícios?
Além de melhorar os laços entre dois ou mais colegas e alinhar seus valores com os colaboradores, o método promove a marca empregadora, tornando-a mais competitiva por atrair os melhores talentos do mercado. Os profissionais irão procurar seu negócio.
O Employee Experience também auxilia na redução de alternâncias. Quando a empresa é efetiva em sua comunicação e fortalece a cultura organizacional, ela produz uma atmosfera empresarial agradável e mostra aos funcionários que o feedback deles é positivo. Além disso, ajuda na diminuição dos gastos do RH, que antes era visto como uma área de muitas despesas. Esse setor tornou-se parte fundamental de qualquer organização, graças ao fortalecimento da gestão de pessoas.
Como aplicar o Employee Experience?
De início, é preciso ter uma percepção dos colaboradores e fazer uma análise completa dos rendimentos que cada um oferece para a empresa. Em seguida, avançar com estratégias de incentivo diferenciadas, de acordo com a disposição de cada equipe.
Pratique a meritocracia, todos devem sentir satisfação nas atividades executadas e valorização ao mesmo tempo que recebem desafios e são instigados a crescer. Sempre reconheça o empenho de seus empregados.
Investir em benefícios também é importante. A conservação dos empregados na empresa deve ir além do salário pago no final de cada mês. As gerações mais atuais, como a Y e Z, valorizam ambientes que proporcionam qualidade de vida. Seja trabalho home office, jornada e benefícios flexíveis, qualquer uma delas agrega valor para experiências individuais.
Além de tudo isso, uma liderança que sabe transferir obrigações para os funcionários é aliada essencial durante o processo de motivação. Isso incentiva o desenvolvimento dos times enquanto eles adquirem mais autonomia e confiança.
Agregar o Employee Experience precisa ser efetiva no crescimento pessoal e profissional.
Erika de Lima - Produção de Conteúdo Brasil Convênios.